Nova Aurora – Quando se fala em atendimento público, as reclamações ganham mais evidência, e pior ainda quando o setor é a saúde: demora na consulta, falta de fichas e laudos insatisfatórios. Mas os bons exemplos demonstram que a população reconhece quando há um trabalho comprometido por parte do funcionalismo público.
O clínico-geral Luís Antonio Lourega da Silva recebeu os aplausos dos moradores do Distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora, no oeste do Paraná, ao retornar ao serviço na UBS (Unidade Básica de Saúde).
Após oito anos de atuação na comunidade formada por pequenos comerciantes e agricultores, o médico foi transferido há quatro meses para outra UBS. A população não gostou e começou a cobrar o retorno. “Fizemos abaixo-assinado: lutamos juntos. Toda vez que chegávamos com uma folha os moradores diziam: ‘se precisar assino duas, três – quantas vezes forem necessárias’. E assim fomos atendidos pelo prefeito, que aceitou o pedido da comunidade”, diz a coordenadora da UBS em Palmitópolis, Terezinha Becker Tetuí.
A experiência do profissional tem auxiliado no trabalho de combate à hipertensão, ao diabetes, na prevenção e no diagnóstico de outras doenças que afetam os mais de mil moradores que dependem daquela unidade.
Com a volta do médico, houve até aumento das fichas distribuídas: agora são mais de 50 durante a semana, em três dias. Sem ele, havia só uma médica para dar conta da demanda em um dia da semana.
A festa
Após ter o pedido atendido pela administração pública, a população se preparou para receber o médico: flores, balões e enfeites com “boas-vindas” coloriram a unidade básica. Até o consultório dele foi decorado.
Em meio aos sorrisos, muitas lágrimas, na segunda-feira. “Avisamos na missa de domingo que ele retornaria. Foi uma festa: os moradores choraram. Ele é humilde, gentil e ajuda a comunidade. É um ótimo médico”, ressalta a coordenadora da UBS.
A recepção foi filmada pelos servidores da UBS que postaram o vídeo nas redes sociais: os comentários ressaltam a satisfação dos pacientes. “Excelente profissional”.
E o médico fez questão de agradecer: “Não tenho palavras para expressar minha felicidade de estar num lugar iluminado por tantas pessoas boas de coração. Com carinho abraço todos vocês e desejo que Deus sempre os abençoe”, afirmou Luís Antonio.