O aparelho de raio-X da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Veneza, em Cascavel, que ficou vários dias no conserto, voltou a funcionar na tarde dessa quinta-feira. A falta do equipamento gerou dor de cabeça na regulação dos pacientes vítimas de acidentes, já que quem precisava dos exames eram levados às UPAs Tancredo Neves e Brasília. Só que na maioria das vezes estavam lotadas.
Problema resolvido? Ainda não! Isso porque ele quebrou poucas horas depois.
Além disso, o raio-X da UPA Tancredo não funciona há meses e os exames são feitos com aparelho portátil. A unidade tem ortopedista, mas está sem equipamento, o que dificulta o trabalho de regulação do Samu em casos de acidentes mais graves.
A informação é de que uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde encaminha para outros locais o paciente em caso de necessidade de exame.
Nova compra
Segundo a Secretaria de Saúde, já está em processo a compra de um aparelho de raio-X para a UPA Tancredo. A unidade tem dois equipamentos, um de grande porte e um de pequeno porte. “O aparelho de grande porte tem apresentado problemas de forma intermitente. Funciona uma semana, na outra já não funciona, e é de difícil manutenção. A empresa que faz a manutenção é de Minas Gerais. O equipamento não é antigo, mas é de uma marca que já saiu do mercado, então há dificuldade em encontrar peças para a manutenção, e precisamos ficar nesse processo de mandar as peças para lá”, explica o secretário de Saúde, Rubens Griep.
Os exames de menor capacidade são realizados com o outro aparelho, porém, ele não tem porte para atender à grande demanda. “Por isso levamos essas pessoas para exames em outros locais, mas o que deve resolver é essa possibilidade de aquisição, só não temos previsão ainda por conta de verba e de todo um processo burocrático”, ressalta.
Reportagem: Tatiane Bertolino