Saúde

Vacinação contra gripe imunizará 4,6 milhões de paranaenses

Vacinação contra gripe imunizará 4,6 milhões de paranaenses

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) anunciou ontem (21) que vai iniciar a vacinação da população do Paraná contra a gripe no período de 10 de abril a 31 de maio. No Estado, mais de 4,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários podem receber a vacina. O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o Informe Técnico da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com informações sobre a doença, que traz também orientações do esquema de vacinação, público-alvo, dentre outras diretrizes pertinentes à operacionalização da campanha.

O objetivo é vacinar, pelo menos, 90% da população dos grupos determinados pelo Ministério e, desta forma, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A campanha será numa só etapa para crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos.

Também farão parte dos grupos prioritários povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

 

Vacinas chegando

O Estado deve receber as primeiras vacinas para início da campanha deste ano nesta quarta-feira (22). Serão 388 mil doses vão desembarcar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos e encaminhadas para o Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná), de onde devem ser descentralizadas nas próximas semanas.

Produzida pelo Instituto Butantan, a versão da vacina da Influenza é trivalente, sendo composta pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). Ela é oferecida pelo gratuitamente em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos de idade que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

 

Foto: AEN