Saúde

Vacina bivalente: Saúde inicia aplicação em idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos

Dose estará disponível em todas as 44 unidades de saúde do Município a partir desta quarta-feira (1º)

Vacina bivalente: Saúde inicia aplicação em idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos

A vacinação contra covid-19 terá uma nona fase nesta quarta-feira (1º) em Cascavel. A Secretaria de Saúde iniciará a aplicação de vacina bivalente para todos os idosos acima de 80 anos e também em imunossuprimidos acima de 12 anos de idade. Para esse último público, é necessária a comprovação, via laudo ou declaração médica. Pessoas em tratamento de câncer são, por exemplo, imunossuprimidos.

O público poderá garantir a dose em qualquer uma das 44 unidades de saúde de Cascavel. O atendimento será a partir das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. Para ter acesso à dose, os públicos deverão ter completado o esquema primário de vacinação contra a covid, o que significa já ter tomado a 1ª e 2ª doses do imunizante.

A vacinação é mais uma proteção efetiva contra o coronavírus para evitar o agravamento da doença. Em Cascavel, estima-se que há um público de mais de 19 mil pessoas com mais de 70 anos que irá ser vacinado ao passo que a campanha avançar.

A vacinação de bivalente já começou no Município na segunda-feira (27), quando foi dado o start com a imunização de idosos acima de 70 anos acamados e/ou instituições de longa permanência, os chamados, asilos.

CRONOGRAMA

A vacinação de bivalente também terá novas etapas que ainda serão divulgados pela Prefeitura e pela imprensa. O intuito também é imunizar gestantes e puérperas. Posteriormente, será direcionada a trabalhadores de saúde. Em seguida, será para pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional. Todos os grupos e novas etapas serão informados pelas páginas oficiais da Prefeitura e pela imprensa.

USE MÁSCARA!

Vale lembrar que a vacinação é gratuita e um direito dos munícipes. O PMI (Programa Municipal de Imunização) recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.

Fonte: Secom