Saúde

Secretaria de Saúde libera vacinação de bivalente para idosos acima de 70 anos em Cascavel

As doses já estão disponíveis nas 44 unidades de saúde do Município

No dia 13 de abril está programada a realização do “Dia D” de vacinação contra a gripe.
No dia 13 de abril está programada a realização do “Dia D” de vacinação contra a gripe.

A Secretaria de Saúde liberou a a aplicação de vacina bivalente para todos os idosos acima de 70 anos em Cascavel. O imunizante é mais uma proteção contra o coronavírus e suas variantes. As doses já estão disponíveis para esse público em todas as 44 unidades de saúde do Município nesta segunda-feira (6).

A bivalente também está sendo aplicada em imunossuprimidos acima de 12 anos de idade. Para esse público, é necessária a comprovação, via laudo ou declaração médica. Pessoas em tratamento de câncer ou transplantados são, por exemplo, imunossuprimidos.

O atendimento de vacinação nas unidades de saúde acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. Para ter acesso à dose, os públicos deverão ter completado o esquema primário de vacinação contra a covid, o que significa já ter tomado a 1ª e 2ª doses do imunizante.

A vacinação é mais uma proteção efetiva contra o coronavírus para evitar o agravamento da doença. Em Cascavel, estima-se que há um público de mais de 19 mil pessoas com mais de 70 anos que deve ser vacinado.

A vacinação de bivalente já começou no Município na segunda-feira (27), quando foi dado o start com a imunização de idosos acima de 70 anos acamados e/ou instituições de longa permanência, os chamados, asilos. Ao todo, já foram aplicadas 719 doses em Cascavel.

CRONOGRAMA
A vacinação de bivalente também terá novas etapas que ainda serão divulgados pela Prefeitura e pela imprensa. O intuito também é imunizar gestantes e puérperas. Posteriormente, será direcionada a trabalhadores de saúde. Em seguida, será para pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

USE MÁSCARA!
Vale lembrar que a vacinação é gratuita e um direito dos munícipes. O PMI (Programa Municipal de Imunização) recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.

Fonte: Secom