A Prefeitura de Paranaguá, litoral do Paraná, decidiu cancelar o Carnaval de rua em 2022. O anúncio foi feito, nessa segunda-feira (29), pelo prefeito da cidade, Marcelo Roque (PODE).
Por outro lado, as prefeituras de Matinhos e Guaratuba afirmaram que as atividades estão mantidas, enquanto Pontal do Paraná ainda não tem uma definição. Em Morretes, uma reunião na quinta-feira (2) vai definir pela realização ou não das atividades de rua.
A expectativa dos comerciantes é de um verão com recorde de pessoas nas praias. O Carnaval em 2022 acontece de 25 de fevereiro até dois de março.
Com a decisão de Paranaguá, o tradicional banho de mar à fantasia e o desfile das escolas de samba estão cancelados.
“Não foi nem pelo aumento de casos, porque os números estão estáveis. A decisão foi tomada por cautela. Aqui, nós recebemos mais de 30 mil pessoas nas ruas. As arquibancadas ficam lotadas e não há como controlar “, disse o prefeito Marcelo Roque.
Segundo o prefeito, bailes e eventos fechados estão mantidos, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
“Haverá controle de entrada nestes eventos particulares, fiscalização para cumprimento de medidas de distanciamento e exigência da segunda dose de vacinação. Queremos ter mais tranquilidade neste ano. Independente dessa nova variante (ômicron), é uma decisão nossa e em respeito às famílias dos que morreram”, afirmou.
De acordo com Marcelo Roque, a decisão está tomada e não haverá mudança, independentemente de pressões que possam acontecer.
“Se outras cidades vão manter, é uma decisão particular de cada uma. Acredito que os comerciantes e moradores entendem que essa é a medida mais correta”, concluiu o prefeito.
Até este domingo (28), as cidades do Litoral do Paraná tinham 43.777 casos confirmados e 1.178 mortes, de acordo com a Sesa. Com a população mais volumosa (156.174), Paranaguá tem o maior número de casos confirmados (24.652) e lidera nas mortes (567).
O g1PR busca contato com as Prefeituras de Morretes e Antonina para saber se o Carnaval nas cidades está mantido.
Em Guaratuba, carnaval está mantido — Foto: Divulgação/Prefeitura
Ômicron
Reportada na semana passada pelo centro de vigilância, a nova variante do coronavírus, a ômicron, ainda é pouco conhecida por cientistas e pesquisadores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que vai precisar “de várias semanas” para compreender melhor esta nova variante do coronavírus.
Não há, até o momento, nenhuma certeza sobre a gravidade e se ela apresenta resistência à vacinação – que é bastante baixa nos países do sul africano, onde foi identificada.
Na África do Sul, quase 24% da população está totalmente vacinada. Em Botsuana, menos de 20%. Já no Brasil, a situação é outra. 60% da população tomou as duas doses da vacina ou a dose única.
(G1 Paraná)