CUIDE-SE

Outubro Rosa: Saúde terão atendimento de prevenção e conscientização especial

Outubro Rosa: Saúde terão atendimento de prevenção e conscientização especial

O mês de outubro recebe a cor rosa para evidenciar os cuidados com a saúde da mulher que, durante todo o mês, ganha atenção ainda mais especial devido à campanha nacional do Outubro Rosa. A iniciativa busca a conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama e também de colo de útero e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel intensifica as ações para alertar as mulheres sobre a doença e incentivar os cuidados com a saúde de modo geral.

A ação acontecerá ao longo de todo o mês, em todas as unidades de saúde, conforme os horários e dias planejados por cada instituição. As mulheres terão acesso a exame preventivo de câncer de colo de útero, que é destinado ao público de 25 a 64 anos que não tenham realizado exame no último ano e também haverá encaminhamento para mamografia de mulheres de 50 a 69 anos. No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres.

Vale frisar que quanto à mamografia, o recomendado é um exame a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos. Já o citopatológico, a orientação é um a cada três anos para mulheres de 25 a 64 anos, desde que com histórico de dois exames anuais negativos. Em Cascavel, neste ano já foram realizados mais de 13 mil mamografias e 21 mil exames de colo de útero. A mulher que tiver interesse deve procurar a sua unidade de saúde que informará a programação local.

No Paraná

A campanha também será realizada pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) com objetivo de reforçar a importância dos cuidados com a saúde das mulheres, em especial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, durante a 6ª edição da campanha Paraná Rosa. Realizada durante o mês de outubro, a ação estadual integra o movimento internacional de conscientização e combate a esses tipos de cânceres, buscando ampliar o acesso a exames e promover a saúde feminina de forma integral.

Para garantir a oferta adequada de exames durante este período, a Sesa aumentará em 30% o repasse para realização dos procedimentos que rastreiam o câncer de colo de útero e de mama durante nos meses de outubro, novembro e dezembro. Com este aporte, o volume de exames citopatológicos, que hoje é de 61,5 mil procedimentos ao mês, passará para 79,9 mil. Já para a mamografia, o quantitativo que gira em torno de 12,1 mil ao mês, passará para aproximadamente 15,4 mil exames disponibilizados.

Novos casos

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que surjam neste ano 73,6 mil novos casos da doença e que destes, 3,4 mil devem ocorrer no Paraná. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo à quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2024, são estimados 790 novos casos desta doença no Estado. O câncer foi a principal causa de mortalidade prematura em 2023 no Paraná em pessoas entre 30 a 69 anos, ultrapassando as doenças cardiovasculares.