Cascavel - O combate ao mosquito Aedes Aegypti é para todas as idades. Atenta a isso, a Secretaria de Saúde de Cascavel já iniciou as ações de mobilização e orientação nas escolas municipais. A primeira aconteceu hoje (5), logo neste primeiro dia do ano letivo de 2025. A ação reforça a importância do combate ao mosquito, transmissor da dengue e da chikungunya.
A primeira instituição a receber a ação foi a Escola da Transparência II. Os alunos foram recepcionados pelos agentes e até pelo mosquito da dengue. Uma forma lúdica de ensinar as crianças e convocá-las a eliminar criadouros, além de tornar a atividade mais interativa e educativa para os pequenos.
Foco inicial
Neste primeiro momento, o trabalho educativo será realizado na recepção dos alunos, em 10 escolas da região norte, área que já foi mapeada e está em alerta devido ao grande número de casos de chikungunya. As atividades seguirão ao longo do ano em todas as demais instituições do município.
Em Cascavel, já são 218 casos de chikungunya, o que deixa a cidade em situação de surto, além de 46 confirmações de dengue.
Escola Nota 10
Ainda dentro do projeto de mobilização nas escolas, está a iniciativa “Escola Nota 10”, que conta com a participação dos agentes mirins. São alunos que auxiliam na conscientização e combate ao mosquito dentro das próprias escolas.
“Aqui nas escolas municipais, o mosquito não entra. As crianças já começam o ano letivo com essa conscientização. O trabalho da Secretaria de Saúde e da Prefeitura é contínuo, todos os dias do ano, para acabar com esse mosquitinho”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Rozane Campiol.
Durante o acolhimento, as crianças receberam panfletos informativos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, reforçando que a prevenção depende do envolvimento de toda a comunidade.
Fonte: Secom