Moradores de Cidade do Leste protestam violentamente contra volta da quarentena zero

Moradores de Cidade do Leste no Paraguai, fronteira com o Brasil revoltados com a decisão do governo de retroceder o departamento de Alto Paraná à quarentena zero, fizeram uma manifestação violenta com alguns confrontos com a polícia, na noite dessa quarta-feira (29).

Convocado apelas redes sociais, o protesto reuniu um grupo de manifestantes ainda não contabilizado, na rotatória da Mona Lisa.

Os manifestantes quebraram parabrisas dos caminhões que passavam com destino à Ponte da Amizade, tanto com placas do Brasil como do Paraguai. Chegaram a colocar fogo na carroceria de um desses caminhões, que foi debelado já próximo à Aduana. Algumas pequenas lojas do microcentro também foram incendeadas.

Veja imagens do confronto:

Pelo que se pôde perceber pela transmissão da Rádio Concierto, um marinheiro foi ferido num confronto com um manifestante. Houve ainda a informação de que um caminhoneiro também ficou ferido.

A polícia avançou, a partir da Ponte da Amizade, até a rotatória da Mona Lisa, onde encontrou poucos manifestantes. A maioria tinha se dispersado, mas alguns estavam provocando incêndios em alguns locais ou depredando lixeiras.

Ao longo do trajeto, lixeiras destruídas e trincheiras com fogo, além do som de petardos e dos disparos de armas com balas de borracha, pela polícia.

Nos  comentários da transmissão ao vivo pela rádio, a maioria dos que acompanharam pela Internet criticava o governo e apoiava a manifestação.

Por volta das 22h, prosseguia o som de petardos e de disparos por parte da polícia, mas as ruas já pareciam esvaziadas.

Reportagem: H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta