Saúde

Julho Amarelo: Cascavel oferece testes gratuitos de hepatites na rede pública de saúde

Neste mês de conscientização sobre o combate às hepatites virais, profissionais da rede também passarão por capacitação

Julho Amarelo: Cascavel oferece testes gratuitos de hepatites na rede pública de saúde

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é lembrado no dia 28 de Julho. No entanto, desde 2019, o Ministério da Saúde estabeleceu todo o mês para fomentar ações de mobilização para o enfrentamento às hepatites virais. A campanha denominada Julho Amarelo também terá atividades em Cascavel.

O foco principal é incentivar a comunidade a fazer os testes rápidos gratuitos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Em Cascavel, todas as unidades de saúde realizam o teste rápido para hepatites virais, bem como o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias).  Caso confirmado, o paciente já recebe encaminhamento para fazer o tratamento.

O diagnóstico precoce pode auxiliar no tratamento e controle da doença. No caso da Hepatite C, há cura em 98% dos casos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, de 2017 a 2022, Cascavel registrou 1.139 casos de hepatites, sendo 719 dos casos de Hepatite B  e 418 de Hepatite C. Já com hepatite A, foram registrados dois casos.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Muitas pessoas têm o vírus da hepatite B e/ou C e não sabem. Por isso, a importância da realização do teste. Pessoas acima de 40 anos têm maior chance em ter o vírus da hepatite  B ou C  devido condições que foram expostas quando mais jovens, como cirurgias, doações de sangue, e a não disponibilidade de vacina para Hepatite B no passado.

O impacto causado pelas hepatites virais nas populações e sistemas de saúde pelo mundo é grande. Estima-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das hepatites B e C. As hepatites virais crônicas demoram vários anos para desenvolver complicações. Acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C. No Brasil, até 2020 , 254.389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

CAPACITAÇÃO
Nos dias 6 e 7 de julho, profissionais das unidades de saúde e vigilância em saúde  do município de Cascavel e dos demais que compõem a 10ª Regional de Saúde, terão uma capacitação sobre o tema, focado no diagnóstico, prevenção e tratamento.

Fonte: Secom