
Cascavel - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Cascavel anunciou nesta quinta-feira (8) que a vacina contra a gripe estará liberada para todos os cascavelenses acima de seis meses de idade exclusivamente neste sábado (10), no “Dia D” de imunização, que acontecerá em 46 unidades de saúde das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e a prevenção na cidade.
Vacina
Cascavel está com um estoque de 44 mil doses da vacina que é importante para a imunização nesta época do ano, em que aumenta a circulação do vírus e uma quantidade maior de pessoas ficam doentes, sendo que a vacina protege contra o agravamento da doença. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) do Paraná está se preparando para atender cerca de 300 mil paranaenses neste sábado, dia de mobilização.
O sábado também será dia de multivacinação, sendo que as pessoas que tiverem alguma vacina em atraso pode aproveitar a oportunidade para se imunizar. Basta levar a carteirinha de vacinação que a equipe de profissionais faz a análise. Vacinas como covid, dengue, febre amarela, sarampo e entre outras do calendário de imunização estarão disponíveis. Segundo a Sesau, as unidades estão com o estoque de vacinas completo, sem nenhum imunizante em falta. Além disso, os municípios do Paraná estão autorizados a vacinar a população de 15 a 19 anos não vacinada contra o HPV, uma situação excepcional, uma vez que o habitual é de 9 a 14 anos.
Imunização
Até o momento, das quase 145 mil pessoas do grupo prioritário da imunização contra a gripe, apenas 23 mil se imunizaram, o que corresponde a 18,60% de cobertura, longe dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. No ano passado, 13 pessoas morreram em Cascavel em decorrência da influenza, lembrando que o vírus do Covid-19 continua circulando e neste ano, quatro pessoas morreram em decorrência da doença.