Saúde

Cascavel recolhe 152 toneladas de entulhos na guerra contra a dengue

Lixos de pequeno volume que pudessem acumular água foram eliminados

Cascavel recolhe 152 toneladas de entulhos na guerra contra a dengue

A guerra contra a dengue é diária. Ela acontece na sua casa, no seu ambiente de trabalho e na sua vizinhança. O combate ao mosquito Aedes aegypti não pode ter trégua. Cascavel tem hoje 35 casos confirmados da doença e um de chicungunya. A região oeste, no entanto, já está em alerta com cidades em situação de epidemia. Por isso, todo cuidado conta nessa batalha.

A Secretaria de Saúde de Cascavel adotou uma estratégia de instalar caçambas em regiões com índices de infestação mais preocupantes, com o objetivo que a população destinasse lixo de pequeno volume. A iniciativa eliminou pequenos focos do mosquito que acabam sendo vilões na guerra.

Com esse trabalho, o Município recolheu 152 toneladas de entulhos. Lixos que estavam no fundo dos quintais, possivelmente acumulando água. O último bairro a receber as caçambas foi o Alto Alegre, onde foram recolhidas mais de 24 toneladas de lixo. A ação também passou pelos bairros Santa Cruz (26 toneladas), Santo Onofre (26), Esmeralda (24), Interlagos (28) e XIV de Novembro (24).

Na oportunidade, os agentes de Endemias também fizeram vistorias e orientações, bem como tratamento e notificação dos moradores nas residências.

LIMPE SEU QUINTAL!
A Secretaria de Saúde destaca que é preciso uma mobilização de todos nesta luta contra a dengue. A Sesau orienta pede que os moradores façam o dever de casa, com a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. A ideia é que toda família se engaje contra o mosquito e verifique o bebedouro dos animais, vasos de plantas, recipientes no quintal e faça a destinação correta dos lixos.

Crédito: Secom