Toledo – O Banco de Leite Doutor Jorge Niside da Hoesp/Hospital Bom Jesus de Toledo, recebeu durante todo o ano passado um total de 2559 litros de leite, uma média de 200 litros por mês. Porém, mesmo com o número de doações aumentando, o estoque ainda não é suficiente. “O estoque tem diminuído bastante, isso em razão da demanda que tem aumentado significativamente. São muitos bebês que nascem no hospital e precisam desse complemento, além dos bebês internados na UTI Neonatal, setor que sempre está com os leitos ocupados”, disse a enfermeira do Banco de Leite, Tatiane Maria Pauli.
Todo leite é destinado para bebês internados na Hoesp, além de outros dois hospitais da região. “É o melhor alimento que podemos fornecer aos bebês, principalmente quando se trata de bebês prematuros. Faz toda a diferença, e não há comparação com as fórmulas. Podemos afirmar que os bebês que recebem exclusivamente o leite materno, tem bem menos taxas de internamento comparado aos bebês que recebem fórmula”, avaliou.
É necessário ficar atento também a validade do leite: 12 horas refrigerado, 15 dias congelado, e depois de pasteurizado 6 meses. “Orientamos sempre as mães a congelarem o leite, sendo assim, podemos passar buscar uma vez na semana, sem que ela precise se deslocar até o hospital”, enfatizou.
Para ser uma doadora basta fazer o cadastro no Banco de Leite através do telefone 2103 2013. “Nossa equipe vai até as mães para que elas recebam o material necessário e as orientações. E vale lembrar que qualquer ml é essencial, a doação não precisa ser em grande quantidade”, comentou.