Saúde

Agentes de Endemias reforçam combate à dengue com vistorias no Jardim Periolo

Região já tem dois casos confirmados da doença; ação é para prevenir e eliminar focos do mosquito

Agentes de Endemias reforçam combate à dengue com vistorias no Jardim Periolo

O combate à dengue não para em Cascavel. A guerra contra o mosquito não tem trégua. Como prevenção, os agentes de Endemias realizaram nesta segunda-feira (17), uma ação para eliminar focos de Aedes aegypti no Jardim Periolo, em Cascavel.

A escolha do bairro não foi aleatória, mas com base nos dados do boletim epidemiológico 2022/2023, que aponta nove casos positivos da doença em Cascavel, sendo que dois confirmados estão no Periolo.

Com 601 notificações, o governo municipal já trabalha na prevenção para inibir a proliferação do mosquito e evitar uma nova epidemia. De acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, o momento para agir é agora. “Vamos nos mexer. Vamos limpar nosso entorno de maneira definitiva. Nossos agentes irão até os locais, mas, preste atenção, o agente de Endemias não é para fazer o seu trabalho, a limpeza tem que ser sua, seja um verdadeiro vigilante da dengue. Não deixe aparecer esse mosquito. Senão tiver mosquito, não tem doença. É uma doença totalmente previnível, basta apenas cada um de nós cidadão”, pontua.

A gerente de Vigilância em saúde Ambiental, Clair Wagner, destaca que as chuvas dos últimos dias podem ter deixados vários focos do mosquito, o que reacende o alerta para eliminar esses pontos. “Estamos vindo de um período de bastante chuva, então, pode ter bastante acúmulo de água, Assim, desde a calha até o menor potinho precisam ser vistoriados. Para isso é necessária a participação da população. Nós temos mais de 1,8 mil imóveis cadastrados em Cascavel e só o agente de saúde fazendo essa atividade não é possível. A gente precisa fazer essa parceria”, frisa.

A dengue é uma doença que pode levar à morte. A moradora do Periolo, Maria Eliete Scarpat, está ciente da gravidade e faz a lição de casa para evitar a proliferação do mosquito. “A gente cuida bastante. Não deixa nada de sujeira, principalmente vasilha com água”, conta.

Fonte: Secom