Que 2024 é ano político você já sabe. No Brasil, a primeira eleição aconteceu em 1928. Neste ano mais de 150 milhões de eleitores, moradores dos 5.570 municípios do país, que irão às urnas em todo país, em 6 de outubro, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso prefeitos e vice-prefeitos sejam eleitos no primeiro turno, e se necessário, o segundo acontecera também em outubro, no dia 27, com disputa dos dois mais votados no primeiro escrutínio.
NOVIDADE
Para estas eleições municipais, os eleitores terão uma novidade na hora de votar. Novas urnas serão implantadas para facilitar a votação, o modelo é a UE2022 que devem trazer mais segurança e ergonômicos de acordo com a Justiça Eleitoral, o modelo começou a ser fabricado ano passado.
São mais de 200 mil equipamentos, sendo bem mais rápidas que os modelos de 2015.
REGULARIZAÇÃO E PRAZOS
Para verificar se sua situação eleitoral está em dia, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral.
As transferências de título para outra cidade, cadastro de biometria e a emissão do primeiro título já não podem mais ser solicitadas devido ao fim do prazo, encerrando em 8 de maio – 150 dias antes da data de votação, data final do fechamento para do cadastro eleitoral.
Eleitores que tenham alguma pendência com a Justiça Eleitoral e que não tenham regularizado até 8 de maio, não poderão votar. Entretanto se o individuo tenha apenas multas em aberto, ainda é possível fazer a quitação e ficar apto a votar.
DOCUMENTOS PARA VOTAR
Para que as pessoas possam exercer o direito ao voto, ainda obrigatório no Brasil, no dia da eleição basta apresentar um dos seguintes documentos: Carteira de identidade, Carteira de motorista com foto, passaporte, Carteira de trabalho, Certificado de reservista ou o Título de eleitor.
ELEITORES DE CASCAVEL
Cascavel vem apresentando crescimento em diversos setores e, naturalmente, a população também cresceu – 348.051 habitantes de acordo com o Censo do IBGE 2022 – elevando o número de eleitores.
Para as eleições 2024, serão 239.601 eleitores, 16.511 a mais que em 2020, quando 223.090 eleitores estavam aptos ao voto.