Política

Renato é o ‘ungido’ do Republicanos; Pacheco ainda é ‘prefeiturável’

Marcos Pereira e Renato Silva, em Brasília

Renato é o ‘ungido’ do Republicanos; Pacheco ainda é ‘prefeiturável’

A notícia virou de ‘cabeça para baixo’ o tabuleiro político de Cascavel. O Republicanos já definiu que o seu candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024 será o atual vice-prefeito Renato Silva. Assim o deputado estadual Marcio Pacheco, que também é correligionário da sigla, e que almejava ser o candidato sem espaço. A informação foi confirmada pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em vídeo divulgado nas redes sociais, ladeado pelo “ungido” pela sigla.

Ainda na segunda-feira (23), Pacheco e Renato Silva comemoraram juntos a posse do cascavelense Edson Vasconcelos na presidência da Fiep, em Curitiba, com direito a fotos lado a lado. Na terça-feira (24), Renato esteve em Brasília e se encontrou com o presidente do partido e, na mesma noite veio à notícia que, segundo informações, pegou até o próprio deputado Marcio Pacheco de surpresa, embora nos bastidores estivesse acompanhando a situação.

Há alguns meses a executiva nacional do Republicanos já havia sido demandada com a escolha de quem seria o candidato. Embora Pacheco sempre tivesse mantido as esperanças de ser o escolhido, o vice-prefeito é quem detinha o maior apoio do partido, situação essa que foi confirmada nesta semana.

No vídeo gravado por Marcos Pereira, ele confirma que Renato será o escolhido. “Estou recebendo aqui o Renato Silva, nosso vice-prefeito de Cascavel e dizer que o nosso partido Republicanos está com ele. Ele é o presidente do partido ai na cidade de Cascavel e será o nosso candidato a prefeito na sucessão do prefeito Paranhos.”

O presidente do Republicanos ainda frisa que a decisão se deu pela executiva nacional. “Já está resolvido, o partido decidiu aqui na executiva nacional, já conversei com Marcelo Almeida que está no processo de assumir o partido aí no estado do Paraná que o Renato Silva será o nosso candidato a prefeito ai em Cascavel”, completou. Renato agradeceu: “Obrigado presidente, obrigado pela confiança, uma honra.”

Outro partido

O deputado estadual Marcio Pacheco, bem ao seu estilo, já se manifestou sobre a situação e classificou a decisão do Republicanos como “insolência e prepotência” e afirmou que a decisão não irá agradar o povo cascavelense. Pacheco disse que o futuro de Cascavel foi definido em Brasília. “[…] estão usando de poder, influência e todos os meios para me tirar da disputa a qualquer custo. Isso significa que o futuro de Cascavel está sendo decidido em Brasília. E Isso não é correto. Estou sendo vítima de uma ação antiética, nada democrática e nem republicana”, disse o deputado.

O parlamentar disse defender que o candidato do partido seja aquele que esteja melhor avaliado nas pesquisas de intenção de voto. “Sempre defendi que deveria ser candidato, aquele que estivesse melhor nas pesquisas; ou então aquele que fosse democraticamente aclamado ou vencedor nas convenções partidárias que devem acontecer em julho do ano que vem. Mas, o que estamos vendo é a opção por um caminho mais curto e fácil, mas nada republicano e nem democrático.”

Por fim, Pacheco informou que irá seguir lutado e passará a trabalhar com o propósito de viabilizar sua candidatura a prefeito de Cascavel em 2024 por outro partido. “Passo a trabalhar, objetivamente, com o propósito de viabilizar minha candidatura em outra sigla partidária.” Ele deverá se reunir com o novo presidente do Republicanos para discutir essa situação nos próximos dias.

Contatos

A reportagem do jornal O Paraná entrou em contato com Marcelo Almeida, que está assumindo a presidência da executiva estadual do Republicando no Paraná, contudo, ele está em viagem fora do Brasil e retorna apenas no final do mês, quando deve tomar pé da situação e encaminhar as tratativas.

A reportagem também buscou contato com Renato Silva que ainda está em viagem e não retornou.

Foto:Reprodução/Redes Sociais

Pesquisa Paraná/SDS mostrou quadro eleitoral em setembro

A última pesquisa de intenção de votos realizada pelo jornal O Paraná em parceria com o Instituto SDS Pesquisas, foi divulgada no final de setembro.

O primeiro cenário estimulado mostrou ex-prefeito Edgar Bueno com o melhor desempenho com 25,63% das intenções, seguido de Marcio Pacheco, com 15,75%. Em terceiro lugar estava o deputado estadual Batatinha, com 15% das intenções. O vice-prefeito Renato Silva obteve 12,88%.  No cenário estimulado Edgar Bueno estava com 30,50% das intenções, seguido de Márcio Pacheco, com 23,50% e Renato Silva com 18,25%.

Quanto aos números do segundo turno, em uma disputa entre Edgar Bueno e Renato Silva, o ex-prefeito apareceu com 41,25%, contra 40,38% de Silva. Já em uma disputa entre Edgar Bueno e Marcio Pacheco. Edgar venceria com 41,63%, contra 39,88% de Pacheco.

Em uma disputa direta entre Marcio Pacheco e Renato Silva, o deputado apareceu com 41,50% enquanto o vice-prefeito somou 34,75%.