Política

Rejeição

Rejeição

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisa mostra a desaprovação da gestão do presidente Lula nos primeiros seis meses do terceiro mandato, entre os curitibanos. São 53,2% dos entrevistados que reprovam a administração do petista, enquanto 42,7% disseram aprovar — enquanto 4,1% não souberam ou não opinaram. O instituto ouviu 810 pessoas na capital paranaense. O Paraná Pesquisa fez o levantamento nas 1o maiores capitais do Brasil: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

Correição na Lava Jato

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão desembarcou ontem (13), em Curitiba para finalizar os trabalhos de inspeção na 13ª Vara Federal de Curitiba — que conduziu toda a Lava Jato e ainda julga, na primeira instância, os processos derivados da operação. Está prevista também a ida do ministro Luis Felipe Salomão para Porto Alegre, onde ele vai visitar o Tribunal Regional Federal da 4ª Região — que julga em segunda instância a Lava Jato e também é alvo da correição.

 

Manipulação no futebol

A Assembleia Legislativa do Paraná iniciou o debate sobre a existência de esquemas de manipulação de resultados e eventos em partidas de futebol para favorecer apostadores. A discussão é reflexo da operação Penalidade Máximo que revelou a participação de jogadores das séries A e B do Campeonato Brasileiro na manipulação em partidas de futebol.

 

Orçamento participativo

A prefeitura de Cascavel realiza nesta semana audiências públicas do orçamento participativo nos bairros São Cristóvão e Parque Verde. As audiências visam ouvir as solicitações, debater e incluir aquelas que forem prioritárias no orçamento do próximo ano e, assim, direcionar os recursos financeiros da Lei Orçamentária Anual de 2024 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

 

Tribunal do júri

Está em fase final de tramitação no Senado Federal um projeto do senador Flávio Arns (PSB) que pretende alterar a composição dos tribunais do júri. O PL 1.918/2021 estabelece a paridade de vagas entre homens e mulheres nos conselhos de sentença dos tribunais. Dos sete jurados que compõem o conselho de sentença, pelo menos três deverão ser mulheres. No julgamento de crimes em que a vítima for mulher, o conselho deverá ser composto por, ao menos, quatro juradas.

 

Daniela fica

O presidente Lula (PT) decidiu manter no cargo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Ambos se reuniram na manhã de ontem (13) no Palácio do Planalto. O União Brasil, ex-partido da ministra forçava a troca de indicação da sigla por “descontentamento” com Daniela.

 

R$ 115 bi

O STF decidiu, por 9 votos a 1, que os bancos devem pagar PIS/Cofins sobre receitas financeiras, como os juros, por exemplo. Com isso, o governo evita uma perda de receitas da ordem de R$ 115 bilhões, segundo estimativa da Receita Federal.

 

Proteção à mulher I

A CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem (13) o projeto de lei 122/2023, que dispõe sobre a proteção às mulheres no transporte coletivo rodoviário e metropolitano intermunicipal regular de passageiros no Estado do Paraná. A proposta determina que as empresas deverão oferecer à compradora mulher a possibilidade de reserva do assento adjacente para compra futura exclusivamente por outra mulher, impedindo que o assento ao lado seja ocupado por um homem.  O objetivo é estabelecer medidas que combatam casos de crimes de natureza sexual praticados contra mulheres no transporte coletivo de passageiros do Paraná.