Cascavel e Paraná - O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai lançar a candidatura à Presidência da República no próximo dia 16 de agosto em um evento promovido pelo Partido Novo na cidade de São Paulo. Zema é o segundo dos quatro governadores presidenciáveis a colocar o time em campo. Em abril, Caiado, que comanda o Estado de Goiás, fez o mesmo num evento na Bahia.
Avaliação Congresso
Uma sondagem feita pela Genial/Quaest, sobre o aumento do número de deputados, aponta que a maioria dos brasileiros desaprova o trabalho realizado pelo Congresso Nacional. Do total, 51% disse que desaprova o trabalho do Congresso, 42% têm uma visão positiva do Legislativo, mas 7% não responderam ou não souberam responder.
Mais cadeiras
A mesma pesquisa mostra que 85% dos brasileiros desaprovam a medida que aumenta o número de deputados de 513 para 531. Apenas 9% aprovam o ato e outros 6% não sabem ou não responderam sobre a questão.
Pró-bolsonaro
Duas comissões da Câmara dos Deputados presididas por congressistas do Partido Liberal convocaram reuniões deliberativas essa terça-feira (22), com moções de apoio político ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Deputados bolsonaristas querem aprovar, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, moção de solidariedade ao ex-chefe do Executivo, alegando que ele é alvo de perseguição política.
Retroatividade IOF
Atendendo a um pedido de uma Federação Paranaense, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou na última sexta-feira (18) a cobrança retroativa da majoração das alíquotas do IOF durante o período em que estavam suspensos os decretos governamentais que impuseram a medida.
Pedágio nas emendas
O governo do presidente Lula (PT) prepara uma portaria para taxar as “emendas Pix”, cobrando um “pedágio” de 1% toda vez que liberar recursos nessa modalidade. O sistema funcionará da seguinte forma: cada vez que um deputado ou senador indicar o recurso a um município, o governo vai ficar com 1% da quantia no momento da liberação.
Cobrança autorizada
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse que a cobrança foi autorizada pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) deste ano. O recurso, segundo o governo federal, será destinado a implementar melhorias na plataforma criada para garantir transparência aos repasses federais, o Transferegov.br.
Mais Mudanças
O prefeito Renato Silva realizou novos remanejamentos no primeiro escalão. Everton Porfirio deixou a presidência da Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel, e assumiu o cargo de diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Mudanças continuam II
Sandro Camilo Rocha Rancy que havia sido nomeado há poucos dias no IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) assumiu a presidência da Agência. Segundo informado, Sandro terá a tarefa de promover uma reformulação no órgão e desenvolver projetos para que a Administração possa buscar recursos nos Governos Estadual e Federal.
E o IPC?
Quem assume a presidência do IPC é Vinicius Boza, que ocupava o cargo de presidente da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel). Em seu lugar na Cohavel, assume interinamente o servidor Henrique Milani.