Política

Informe da Redação

Paranhos e Verri

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, esteve ontem (22), em Foz do Iguaçu cumprindo agenda com o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. Esse foi o primeiro encontro de Paranhos e Verri desde que o economista assumiu a gestão da usina na semana passada.

 

Sessões extraordinárias

A Câmara Municipal vai realizar duas sessões extraordinárias nessa quinta-feira (23), para discutir e votar o Projeto de Lei nº 19/2023, proposto pelo prefeito, que inclui recursos para cirurgias eletivas no orçamento do município. A primeira sessão está marcada para as 10h e a segunda será logo após o término da primeira.

 

R$ 200 milhões

A Assembleia Legislativa do Paraná vai contribuir com o principal programa de pavimentação do Estado. O presidente Ademar Traiano (PSD) anunciou o repasse de R$ 200 milhões a serem destinados especialmente para pavimentar vias em municípios com até sete mil habitantes. O montante é viabilizado através da devolução de recursos economizados pela Assembleia Legislativa em sua execução orçamentária.

 

Reforma Administrativa

O projeto de lei 96/2023 que trata da Reforma Administrativa do Poder Executivo retornou para análise dos deputados membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) após receber emenda de plenário. A proposta do Poder Executivo altera uma série de Leis estaduais, faz adequações nas legislações de criação e instituição de entidades na Reforma Administrativa do Estado. O texto estava pautado para ser analisado em segunda discussão.

 

Conselhos municipais

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, tomou posse como presidente do ConCidades/PR e comandou a primeira reunião extraordinária do órgão em 2023. O resgate das atividades dos Conselhos Municipais das Cidades foi um dos principais temas do encontro, que teve a participação presencial e virtual de 28 conselheiros, representando todos os segmentos da população.

 

Medidas provisórias

O encontro entre os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD) para discutir o novo rito de tramitação das Medidas Provisórias, não teve resultado. Segundo informações, Lira não aceitou a proposta do Senado de criar uma alternância entre as Casas para avaliar as MPs.

 

Conselho de Ética

O Conselho de Ética do Senado deve ser instalado nos próximos dias. A nova composição foi definida durante essa semana. Com 15 titulares e 15 suplentes, a composição atual inclui nomes governistas, como do senador Renan Calheiros (MDB) e de oposição como de Hamilton Mourão ( Republicanos).

 

Fundo Partidário

Diante da incorporação do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), o Solidariedade (legenda incorporadora) garantiu o direito de receber os recursos do Fundo Partidário, bem como tempo de rádio e televisão. A inclusão da agremiação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TSE na última segunda-feira (20).