Política

Informe da Redação

100% apuração

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu na manhã de ontem (4) a apuração de 100% dos votos na eleição para presidente da República, depois de somar os últimos votos provenientes do exterior e do Amazonas.

 

Sem alteração

A conclusão, em nada altera o resultado final, que estava matematicamente definido e anunciado desde a noite de domingo (2). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terminou em primeiro, com 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos. Os dois disputam o segundo turno, marcado para 30 de outubro.

 

Com ordem e normalidade

A missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou o relatório parcial do acompanhamento do primeiro turno das eleições 2022. No documento, os observadores concluíram que as eleições ocorreram com ordem e normalidade.

 

Relatório

No relatório, os observadores também apontaram os problemas encontrados pelos eleitores, que enfrentaram filas para votar em seções eleitorais de diversos estados. Os observadores relataram dificuldades na identificação de eleitores pela biometria e mesários que pediram para que todos os eleitores assinassem o caderno de votação.

 

Institutos de pesquisa

O deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, quer punir institutos de pesquisa que errem seus prognósticos eleitorais. O parlamentar afirmou que o “histórico de erros é muito longo” envolvendo casas como o Datafolha e o Ipec.

 

Institutos de pesquisa

A proposta de Barros é que pesquisas de opinião veiculadas na véspera da eleição, cuja diferença na urna seja maior que a margem de erro, seja crime passível de prisão e multa. Em tese, a ideia poderia mandar à cadeia estatísticos que não preveem transferências de votos no último minuto de votação.

 

Bancada da Lava Jato

Com a eleição dos dois principais nomes da Operação Lava Jato, o ex- juiz da Sergio Moro, que foi eleito senador pelo Paraná e o ex-coordenador da força-tarefa no MPF, Deltan Dallagnol, eleito deputado federal, o Congresso Nacional terá a bancada da Lava Jato. A bancada ainda será reforçada por Rosangela Moro, esposa de Sergio Moro, que foi eleita deputada federal por São Paulo.

 

LOA apresentada

O projeto de Lei Orçamentária Anual do Paraná para o exercício de 2023 foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná. A peça orçamentária do ano que vem, que prevê receita total de R$60,5 bilhões, foi recebida pelo presidente da Mesa Executiva, deputado Ademar Traiano (PSD), das mãos do secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.

 

Contas governador

O Tribunal de Contas do Paraná irá julgar nesta quarta-feira (5) o Parecer Prévio sobre as contas de 2021 do governador Ratinho Júnior (PSD). O relator do processo será o conselheiro Nestor Baptista. O Parecer Prévio emitido pelo TCE será encaminhado à Alep.

 

Piso da enfermagem

O Senado Federal deve votar ainda nessa semana projetos de lei para viabilizar o pagamento do piso nacional de enfermagem. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), havia comentado que os projetos deveriam ser votados antes do primeiro turno, contudo, não foi possível.