Política

Informe da Redação

TRE e Igrejas

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, promoveu um encontro com representantes de entidades religiosas do estado. Católicos, evangélicos, budistas, judeus, islâmicos, ciganos e umbandistas participaram da solenidade. O evento teve como tema “Paz e Segurança nas Eleições: um pacto pela democracia”.

 

Acordo

O encontro celebrou a assinatura de um Termo de Cooperação entre o TRE-PR e as entidades religiosas. O objetivo é estabelecer ações, por meio de medidas e projetos institucionais, para preservar a normalidade e o caráter pacífico das eleições deste ano. As partes se comprometeram a ceder espaço para a realização de palestras, em especial, sobre a desinformação e as fake news relacionadas às urnas eletrônicas.

 

Na Justiça

O ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (PSDB) protocolou uma Ação Anulatória no TRE-PR, solicitando a suspensão da decisão do PSDB nacional que deu apoio à candidatura de Alvaro Dias (Podemos) ao Senado. A decisão nacional acabou anulando a indicação de Silvestri à Câmara Alta.

 

Quer a vaga

Silvestri alega que a indicação foi cassada sem motivação e quer que seja mantido o seu direito de ser candidato ao Senado. A ação é movida contra a Federação PSDB/Cidadania, tanto nacional quanto estadual, e contra o presidente estadual dos tucanos, Beto Richa.

 

Impugnação

A Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT, PCdoB e PV) informou que com a decisão do TCU em condenar o ex-procurador da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, irá pedir na Justiça Eleitoral, a impugnação da candidatura dele a deputado federal pelo Podemos.

 

Nova pesquisa

Está marcada para domingo (14) a divulgação de uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IRG sobre a disputa eleitoral para a Presidência da República e para o Governo do Paraná. A sondagem foi registrada na última segunda-feira (8) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Indicação de parente

O deputado estadual Soldado Fruet (Pros) protocolou na Alep um projeto de lei que veda a nomeação de parentes dos membros do Tribunal de Contas do Paraná em cargos em comissão da Administração Pública direta e indireta do Estado. Segundo Fruet, o órgão responsável pela fiscalização e precisa ser isento, portanto, os parentes dos membros do TCE não podem ter nenhum vínculo comissionado com qualquer órgão por ele fiscalizado.

 

Afastados

O secretário municipal de Saúde e o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Guaíra foram afastados dos cargos por irregularidades administrativas cometidas em prejuízo do erário. O MP verificou que os dois foram responsáveis pelo desvio de verbas municipais, com o superfaturamento de exames na unidade de saúde.

 

Plano Diretor

O Instituto de Planejamento de Cascavel inicia hoje (11), uma série de cinco reuniões, em regiões diferentes da cidade, para debater a revisão parcial do Plano Diretor do Município. O primeiro encontro será às 19h, no Salão Comunitário da Associação dos Moradores do Santa Felicidade, que fica na Rua Tenente José Sampaio Xavier, nº 598.

 

Refis

A Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu informa que os contribuintes em débito com o município têm até 31 de agosto para aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal). O Refis 2022 está em vigência desde maio e arrecadou mais de R$ 8,6 milhões. Com a ação, quem tem débitos municipais poderá quitar as dívidas inscritas em dívida ativa, protestadas ou ajuizadas, com exigibilidade suspensa ou não.

 

Presidente STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu a ministra Rosa Weber para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela sucederá o ministro Luiz Fux, presidente da Corte no último biênio. A posse está prevista para 12/9. Na mesma eleição, o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido para assumir a Vice-Presidência do Tribunal.