Política

Giro político do dia 13 de agosto de 2018

Sem faltas em massa

Diferente de outras legislaturas, os vereadores de Cascavel têm feito a lição de casa. Ironia do destino, Porto, que tomou frente nas discussões sobre evasão escolar, esteve entre os mais faltantes do plenário. Obviamente tal fato não está relacionado ao desempenho no legislativo, mas é uma prestação de contas aos eleitores. Diga-se de passagem, as faltas em massa nas sessões acabaram desde a aprovação de projeto em 2013 que obriga a apresentação de justificativa. A manobra era usada quando havia polêmica na tribuna.

Fica Fundação!

Embora não reconheça, o Executivo bem que vem dando todas as cartas para a Fundação Municipal de Esporte e Cultura superar a secretaria atual: tanto que hoje entra em votação projeto do Executivo alterando o regimento. A Fundação vai desenvolver as principais ações envolvendo cultura e esporte e poderá captar recursos – terá maior autonomia administrativa, inclusive com novos cargos.

Turbulento

A sessão promete discussões acirradas: entra em votação o parecer contrário da Comissão de Redação e Justiça sobre alterações no zoneamento urbano, pedidos pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC). Posição ferrenha da bancada oposicionista.

Dia e mais dia!

Depois de aprovada lei instituindo Dia do Gaúcho – projeto de Fernando Hallberg -, agora o vereador Sebastião Madril (PMB) propõe o Dia do Mineiro, em pauta hoje. Falta agora definir Dia do Paulista, Dia do Catarinense, Dia do Carioca… quem mais?

Lavando a roupa suja

Fernando Hallberg cobra a Secretaria de Educação quanto aos atrasos dos salários das zeladoras que ameaçam cruzar os braços hoje em Cascavel. São 170 servidores que recebem por meio de contrato terceirizado. Manifestação está marcada 8h30 em frente à prefeitura.

*Contudo, o atraso é de responsabilidade da empresa contratada, pois os valores já foram depositados para a empresa. A secretária Marcia Baldini acompanha de perto a questão.

*O candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, o engenheiro civil e administrador João Amoêdo, estará em Cascavel hoje acompanhado do ex-técnico de vôlei e “embaixador” da legenda, Bernardinho, para falar sobre renovação na política, modernização do Estado e fim de privilégios. O evento será às 19h, na Univel.