O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (23) da abertura do 35° Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, no Oeste do Paraná. O governador ressaltou a importância do papel dos municípios no atendimento à população e anunciou o repasse de R$ 1,5 milhão, a fundo perdido, para Cascavel adequar o horário de funcionamento dos postos da cidade. “São recursos para ajudar Cascavel na força-tarefa da saúde, ampliando os horários de atendimento aos cidadãos”, disse Ratinho Junior. Ele também destacou que o município conseguiu atingir 100% na vacinação contra a gripe.
O dinheiro para a saúde faz parte de um pacote de recursos do Governo do Estado para os municípios do Oeste do Paraná. São ações de melhoria urbana, saneamento, além dos R$ 474 milhões da Copel para melhorar a distribuição de energia na região. “Estamos num bom ambiente, dentro de um planejamento para que os investimentos sejam feitos e não falte dinheiro lá na frente”, disse o governador.
Ele explicou que, na área da saúde, a aposta é em descentralizar os atendimentos hospitalares. “Além disso a ideia é através dos consórcios municipais potencializar o atendimento de especialidades”, completou.
FUNDAMENTAL – De acordo com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o Governo do Estado é peça fundamental na melhoria do atendimento à saúde nas cidades. O dinheiro liberado, disse Paranhos, ajudará Cascavel colocar em ordem a demanda, pois o município passou por surtos recentes de gripe, dengue, além de um desconforto que fez com que as pessoas tivessem disenteria. “Vamos poder esticar o horário de alguns postos de saúde. É uma ação temporária, de 4 a 5 meses. Esse dinheiro será aplicado para deixar tudo no seu ritmo normal”, afirmou o prefeito. “O governo Ratinho Junior nos traz uma expectativa de inovação, modernidade e rapidez”, acrescentou.
DIÁLOGO – O prefeito mencionou, ainda, que o governo será parceiro do município na implementação do primeiro hospital municipal de Cascavel. A prefeitura da cidade já comprou o prédio do futuro espaço, cabendo ao Estado equipar o novo empreendimento.
“É um diálogo que tem de existir. A presença do governador na mesa de abertura deste do congresso faz a diferença, demonstra a vontade de fazer”, ressaltou o secretário do Estado da Saúde, Beto Preto. Ele confirmou também as construções dos hospitais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã.
Presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais do Paraná, o prefeito de Alto Piquiri, Luís Carlos Borges Cardoso, disse acreditar que a saúde só evoluirá com a união dos municípios por meio dos consórcios, com respaldo do Executivo Estadual. “É uma parceria muito boa com o governo no Paraná, tratando do futuro dos consórcios e da saúde do Estado”, afirmou.
“Fico muito feliz de estar no Paraná, um estado que está pagando em dia, que tem programas a favor dos municípios”, destacou Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
COSEMS – O Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde prossegue nesta sexta-feira (24). O encontro discute os Desafios Contemporâneos da Gestão do SUS e Experiências Municipais: exemplos de êxito nas regiões de saúde. O secretário da Saúde, Beto Preto, fala sobre Estratégias Governamentais para a Sustentabilidade do SUS. As discussões em Cascavel serão levadas ao Conasems, que é o conselho nacional, que se reunirá nos dias 2 a 5 de julho, em Brasília.
PRESENÇAS – Participaram da abertura do Congresso os secretários de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o presidente da Copel, Daniel Slaviero; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Otavio Pereira D’Avila; o deputado Federal Nelsi Coguetto Vermelho e os deputados estaduais Hussein Bakri, Elio Rusch, e Marcel Micheletto e a secretária municipal de Ubiratã e presidente do Cosems-PR, Cristiane Martins Pantaleão.