Quebec – O governador Beto Richa conheceu ontem a sede da fabricante de aviões e trens Bombardier em Montreal, na província de Quebec, no Canadá. A visita técnica foi na divisão de transporte ferroviário da companhia, que produz vagões, locomotivas, propulsores e controladores, e serviu para discutir a possibilidade de parcerias na área de infraestrutura.
Richa falou do interesse do governo estadual na construção de um novo traçado ferroviário no Paraná, ligando Dourados (MS) até o Porto de Paranaguá. “Discutimos a possibilidade de uma parceria entre a Bombardier e o Estado do Paraná. Esperamos bons resultados, principalmente para o nosso projeto de uma nova ferrovia que vai ligar Dourados (MS), Guaíra, Cascavel, Guarapuava até Paranaguá”, disse.
A nova ferrovia, com mil quilômetros, pode ser um novo canal de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste até Paranaguá, de acordo com o governador. “O projeto vai trazer um desenvolvimento regional vigoroso”, afirmou Richa logo após a reunião.
Ele destacou que a intenção do encontro com os canadense é abrir caminho para conversas com investidores e possibilitar a transferência de tecnologia e know-how para o projeto. Richa fez uma apresentação sobre a atual situação do Paraná e o presidente da Ferroeste falou sobre as operações da empresa.
A Ferroeste tem capacidade instalada para movimentar 5 milhões de toneladas por ano. A linha liga Cascavel a Guarapuava, fará parte do pacote de concessão para um novo traçado ferroviário. Atualmente, a companhia opera com 14 locomotivas e 426 vagões.
A visita, que teve a participação do cônsul-geral do Brasil em Montreal, Rubens Gama, e do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, foi realizada no centro de protótipos para as Américas da Bombardier Transportation e acompanhada pelo vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da companhia, Stephane Villeneuve.