Política

Informe da Redação

Eleição Acamop

No próximo dia 25 de março será realizada a eleição para a escolha da nova diretoria da Acamop (Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná). Duas chapas irão concorrer ao pleito. A primeira chapa é encabeçada pelo atual presidente e candidato a reeleição, o vereador de Céu Azul, Jorge Rigger, que se destacou na gestão no último biênio. A segunda chapa é do vereador Renatinho de Boa Vista da Aparecida.

 

Novo vereador

A Câmara de Toledo deu posse ao vereador Roberto de Souza (PT). A cerimônia foi realizada no gabinete da presidência do Legislativo. Roberto de Souza assume em definitivo o mandato, até o final de 2024, após o ex-vereador Elton Welter renunciou ao mandato.

 

Paralisação

Docentes e servidores técnicos da Unioeste irão realizar uma paralisação nesta quarta-feira (15) reivindicando a pauta de reposição salarial de 42%. Segundo o Sinteoeste, os salários dos servidores estão com defasagem desde 2016.  A paralisação deverá afetar as atividades nos Campis de Cascavel, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.

 

De olho em 2024

De olho nas eleições de 2024, o deputado estadual Goura Nataraj assumiu a presidência do PDT no Paraná. Ele preside a legenda no lugar de André Menegotto, que estava no comando do partido desde 2018. A expectativa é montar chapas fortes para concorrer as eleições para prefeitos e vereadores no Paraná.

 

Operação Rádio Patrulha

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná acatou recurso do ex-governador e deputado federal Beto Richa (PSDB) que pediu a suspeição do promotor do Ministério Público do Paraná, Fernando Cubas César, no processo da Operação Rádio Patrulha, que investiga denúncias de desvio de recursos públicos no programa  de financiamento de máquinas para a manutenção de estradas rurais no Paraná.

 

Diários Secretos

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente reclamação apresentada pelo Ministério Público do Paraná no âmbito do caso dos “Diários Secretos da Assembleia Legislativa do Paraná”. Com a decisão, foi reconhecida a validade de todas as provas colhidas pelo MP-PR durante a investigação, inclusive do material apreendido durante ação de busca e apreensão promovida na Alep em 2010.

 

Condenação

Com a decisão, voltam a valer as condenações de diversos ex-servidores da Casa, nas várias operações realizadas pelo MP-PR, inclusive do ex-diretor geral da Assembleia Abib Miguel, o Bibinho e familiares, condenados por lavagem de dinheiro a penas que, somadas, ultrapassam os 400 anos de prisão.

 

Baptista na Elejor

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista, assume hoje (15), a direção das Centrais Elétricas do Rio Jordão – Elejor, uma subsidiária da Copel. Baptista deixou o TCE no fim do ano passado, meses antes da aposentadoria compulsória. Criada em 2001 pela Copel, a Elejor compõe o Sistema Interligado Nacional.

 

Impessoalidade

O senador paranaense Sergio Moro (União Brasil) criticou a possível indicação do advogado Cristiano Zanin para o STF. Advogado de Lula nos processos da Lava Jato, Zanin é o nome mais cotado para a vaga atualmente ocupada pelo ministro Ricardo Lewandowski que se aposentará em maio.

 

Impessoalidade II

Ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, Moro também já foi cotado para assumir uma cadeira na Corte, contudo, acabou “rachando” com Bolsonaro e ficou sem a indicação. Ao comentar a situação de Zanin, Moro ainda questionou a independência das instituições. “Como fica a independência das instituições?”, escreveu nas redes sociais.