A consciência pessoal é experimentada de modo imediato em nossas ações. Ela provoca em nós os sentimentos de inocência e culpa de forma imediata às nossas ações. É a forma de consciência relacionada ao modo como lidamos com as pessoas diretamente ligadas a nós como pais, filhos, irmãos, marido, esposa, amigos, colegas de trabalho, etc.
A consciência pessoal é a consciência que fixa fronteiras: Quem está dentro do grupo é bom; que está fora é mau. Em nome da boa consciência produzimos más ações. Uma vez que esta consciência nos liga unicamente a determinadas pessoas e grupos e, ao mesmo tempo, nos exclui de outros, é uma consciência limitada.
A consciência pessoal está subordinada à consciência coletiva familiar. Esta, diferente da consciência pessoal, não é sentida ou percebida imediatamente em nossas ações, mas apenas pelos efeitos que estas ações provocam sobre o sistema. Assim, o sofrimento de um membro da família pode ser um sintoma de injustiça cometida no passado em relação a outro membro.
A consciência coletiva familiar é uma consciência profunda e oculta. Ela é o sentido de ordem e equilíbrio para todos os membros de uma família que pune e recompensa todas as injustiças que se cometem contra os nascidos antes ou depois, mesmo que não saibam nada um do outro e sejam inocentes.
A consciência coletiva familiar representa os interesses dos excluídos pela consciência pessoal. A consciência coletiva cuida dos excluídos do sistema familiar até que sejam reconhecidos e incluídos novamente na família.
Quando os anteriores cometeram uma injustiça, os posteriores assumirão as consequências sobre si e a compensarão em lugar dos primeiros. Assim, através da consciência coletiva familiar os membros do sistema familiar se enredam na culpa e na inocência dos outros. Deste modo, todos os excluídos, incompreendidos, esquecidos e mortos em circunstâncias difíceis estão conectados conosco, estejam vivos ou mortos.
___________
JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO AMES são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar
Siga no Instagram ⬇️
https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM
Siga no YouTube⬇️
https://www.youtube.com/@amparar.terapias
Siga no Facebook⬇️