Cotidiano

Trânsito: Excesso de velocidade é tema de blitz educativa do Foztrans

A ação feita na manhã desta quarta-feira (18) na Avenida Paraná dá início às atividades da Semana Nacional de Trânsito, que será em setembro

Trânsito: Excesso de velocidade é tema de blitz educativa do Foztrans

A Semana Nacional de Trânsito é em setembro, mas o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans já deu início às ações de orientação e conscientização na cidade. Nesta quarta-feira (18) pela manhã, as equipes do Foztrans fizeram uma blitz na Avenida Paraná, próximo à pista de caminhada, com o tema “excesso de velocidade”.

A ação tem o objetivo de conscientizar os condutores de que os desrespeitos aos limites de velocidade estabelecidos em lei podem causar acidentes e até mesmo mortes. Até o final deste mês, o Foztrans promoverá blitz educativas em pontos da cidade em que há maior demanda dos cidadãos, como melhorias na sinalização e instalação de redutores de velocidade, e também naqueles onde há maior número de ocorrências de trânsito.

“Estamos programando uma série de ações para a Semana Nacional de Trânsito, em parcerias com secretarias municipais, como a de Saúde e Educação, mas já iniciamos essas ações de conscientização e educação que visam mostrar que o respeito no trânsito é lei e é fundamental para garantir a segurança de todos”, destacou o diretor superintendete do Foztrans, Licério Santos.

“Nossa intenção é conscientizar os condutores de veículos de que o excesso de velocidade mata, e que é preciso respeitar os pedestres e ciclistas para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro e com menos acidentes”, disse o diretor de Trânsito e Sistema Viário, Ademilton Araújo da Silva.

A redução no número de acidentes também tem impacto positivo nos atendimentos do sistema municipal de saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – referência em traumas e emergências.

Além do Foztrans, também participam das ações o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), Guarda Municipal, Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.