Cotidiano

Toledo entra no seleto grupo que tem Código de Proteção aos Animais

Vereadora Olinda Fiorentin pede ampla divulgação das regras previstas em lei

Toledo entra no seleto grupo que tem Código de Proteção aos Animais

Sancionado na semana passada, o Código Municipal de Proteção aos Animais precisa agora ser amplamente divulgado e colocado em prática. “Era um antigo desejo da rede de proteção animal… eu destaco a Afocato e todos os protetores anônimos de nossa cidade. Era necessário avançar”, afirma a vereadora Olinda Fiorentin. “Protetores, ativistas e voluntários estão empolgados e esperançosos com o código, pois regulamenta todas as ações pertinentes a animais na cidade de Toledo, seja de comércio, eventos e políticas públicas”, acrescenta a presidente da Afocato (Associação dos Focinhos Carentes de Toledo), Maria Lucia Gollmann.

 

A Lei Federal 9.605, sobre crimes ambientais, contempla sobre animais, mas agora com o código municipal será possível aplicar multas e criar um fundo municipal para custear todos os projetos, como o sistema de chipagem e a castração. “Vamos poder desenvolver políticas públicas efetivas para os animais para que se desacelere o crescimento da população canina e felina com a castração ética desses animais, sejam de rua, resgatados ou de famílias de baixa renda”, explica Maria Lucia.

 

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento fiscalizará o cumprimento da lei, com punições que vão desde a perda da posse, da guarda ou da propriedade do animal, até multa que varia de 5 a 700 URTs (Unidades de Referência de Toledo), valor que pode aumentar em casos de reincidência.
Os 82 artigos do código detalham como serão as ações, o que é permitido e proibido em relação aos animais de espécies domésticas, silvestres e de uso econômico.

A vereadora Olinda Fiorentin, defensora política dos animais, fez diversas indicações durante a elaboração do código, sendo que quatro foram aprovadas: a criação do FAN (Fundo Municipal de Bem-Estar Animal e Saúde Pública), a implantação do SAI (Sistema Informatizado de Identificação Animal), para o cadastramento dos animais e a chipagem, além de programas que visem à adoção e à esterilização gratuita; a implementação do Castramóvel, que atenda sede e distritos de Toledo; e, ainda, a implantação do ambulatório veterinário para atendimento e orientação.

Luta contínua
Tiveram ainda cinco indicações da vereadora que não foram atendidas pelo Executivo:
*implantação de bebedouros acoplados para pessoas e animais nos logradouros públicos do município de Toledo
*criação de cemitério público para animais
*promover campanhas de prevenção de atropelamentos de animais em áreas de preservação ambiental de Toledo
*criação de disque-denúncia de maus-tratos de animais
*criação de área de estacionamento de curta duração, pelo tempo limite de 15 minutos com alerta ligado, em frene às clínicas veterinárias e pet shops.
“Vou continuar a colocar na pauta essas indicações, que são pontos importantes para contribuir e colaborar para a boa aplicação das políticas públicas voltada aos animais”, afirma Olinda Fiorentin.