Cotidiano

Tempestade com ventos acima de 80 km/h podem atingir o oeste; próxima semana será de frio intenso

Temporais devem atingir a região entre a tarde e a noite de quinta-feira

Tempestade com ventos acima de 80 km/h podem atingir o oeste; próxima semana será de frio intenso

Uma tempestade acompanhada de fortes rajadas de vento pode atingira a região Oeste do Paraná nesta quinta-feira (24).

Segundo informações divulgadas pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) as rajadas de vento na região podem ultrapassar os 80 km/h.

As pancadas de chuva virão acompanhadas de raios, granizo e ventania e estão associadas a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Outro fator que influencia é a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Os temporais devem atingir da região Oeste ao Litoral Sul entre a tarde e a noite desta quinta-feira.

 

Próxima semana terá frio intenso e geada no Sul do Brasil

Neste primeiro fim de semana do inverno, uma grande frente fria continental vai avançar pelo Sul do Brasil. Após a passagem do sistema, a entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar vai derrubar novamente as temperaturas na Região.

Na quinta-feira (24), fortes áreas de instabilidade associadas a um ciclone extratropical e a uma frente fria já vão provocar temporais no Sul, com risco de raios, ventania e até granizo. Na sexta-feira (25), as áreas de instabilidade mais pesadas já perdem força, mas as temperaturas ficam mais baixas em toda a Região.

A partir de sábado (26), uma outra frente fria avança pelo Sul do país de forma continental. Com isso, nuvens muito carregadas se formam, especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

Próxima semana começa fria e com geada

Na retaguarda da frente fria que avançará pelo Sul do Brasil neste fim de semana, uma forte massa de ar frio de origem polar derruba ainda mais as temperaturas na Região. Por isso, a partir da próxima segunda-feira (27), as condições para geada aumentam.

Já na terça (28), as temperaturas caem ainda mais sobre os três estados, com risco de geada generalizada. Várias áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até do Paraná terão temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC neste dia.

Em caso de emergência ligue 199 ou 193.