Agronegócio

Soluções aos efluentes do agronegócio

Automóveis movidos a biometano, biodigestores domésticos, biofertilizantes e aproveitamento sustentável dos efluentes do agronegócio. O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) apresenta aos visitantes do 31º Show Rural, no estande da Itaipu Binacional, soluções bioenergéticas com potencial de impactar positivamente no gerenciamento de resíduos do campo e na redução de custos sobre a energia elétrica.

A Itaipu renovou a infraestrutura do estande. São 700 metros quadrados, distribuídos em três estruturas em formato de domo, um pergolado, uma árvore digital com acesso gratuito a wifi e um jardim. Os projetos da binacional estão expostos com os produtos do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e do CIBiogás, que complementa a programação.

Biodigestor em escala doméstica

A principal atração do CIBiogás é o biodigestor em escala doméstica. No decorrer da feira, o equipamento será alimentado com parte dos resíduos orgânicos gerados pela arena gastronômica do Show Rural. A intenção é que o público possa acompanhar em tempo real todo o processo de biotransformação dos resíduos em biogás, elemento que pode dar origem a biofertilizantes e também ao biometano – gás utilizado como combustível por parte da frota de veículos da usina.

O diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis de Almeida Galvão, acredita que demonstrar esse processo é uma oportunidade de reafirmar ao público que as fontes de energias renováveis são alternativas cada vez mais viáveis para solucionar o gerenciamento de resíduos, contribuindo para sustentabilidade ambiental, promovendo ainda economia para o bolso dos consumidores. Além do biodigestor, o público poderá conhecer de perto o carro movido a biometano.

O automóvel circula diariamente com combustível gerado por meio do aproveitamento das sobras de alimento dos restaurantes de Itaipu. Este biometano abastece em média 80 veículos utilizados pelos colaboradores de Itaipu, emite 90% menos poluentes e rende o equivalente a 1,3 litros de etanol ou 0,92 litros de gasolina.