EDUCAÇÃO

Recursos Humanos visita o Parque Tecnológico da Frimesa

29 de dezembro de 2017 às 14:25
Publicidade

Professores e alunos do curso superior em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário de Cascavel – Univel viajaram para Medianeira e conheceram a Fábrica da Frimesa. Na viagem, eles acompanharam a estrutura e o ambiente profissional da empresa. A coordenadora adjunta, Jaqueline Martins, explica que a visita técnica proporciona o encontro do acadêmico com o universo profissional em uma formação mais ampla, que possibilita que o acadêmico aprimore e vivencie o conhecimento que recebe em sala de aula.

"A realização dessa viagem é de extrema relevância para os alunos do curso de tecnologia. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, mais especificamente, a área de gestão de pessoas, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela", explica Jaqueline.

Os acadêmicos do curso presencial e do EAD (Ensino a Distância), foram recebidos com um café da manhã, conheceram o parque da Frimesa e assistiram a um vídeo institucional que conta a história da empresa que tem 40 anos de atuação no mercado. Eles tiveram ainda uma palestra com a gerente de gestão de pessoas, Elisa Fredo. Os alunos acompanharam a dinâmica, a organização e os fatores que envolvem a profissão. Foram apresentados para eles, dados que mostram que a empresa tem mais de sete mil colaboradores diretos, nas cinco unidades e uma produção de mais de 230 mil toneladas de produtos a base de carne em 2016.

"Levar os acadêmicos para conhecer empresas com o porte da Frimesa é oferecer para eles a oportunidade de sentir como é o ambiente de uma grande corporação, isso faz com que o acadêmico possa entender como a teoria e a prática podem andar juntas no mercado de trabalho”, ressalta o professor Alex Santos.

Organograma

Para quem faz um curso superior em Gestão de Recursos Humanos é importante também ter a noção prática de como é o organograma da empresa, conhecer a missão, visão, valores, saber como é o recrutamento, a folha de pagamento, admissão, férias, o desligamento, o registro da jornada de trabalho, a relação sindical jurídica, além do treinamento e do desenvolvimento dos colaboradores. "Para nós, é importante saber como o colaborador direciona o crescimento dele na profissão e na área produtiva da Frimesa existem condições de crescimento rápido, porque a tecnologia tem formulações diferentes, explica Elisa Fredo.

Experiência

"As visitas técnicas são muito importantes, essa em especial foi excelente porque é uma empresa grande, que dá benefícios para o trabalhador e pensa no futuro deles", explica a acadêmica, Maiara Soares. O aluno, Marcos Lima, entendeu na prática a diferença de uma grande corporação, com a empresa onde ele trabalha, com 14 colaboradores. "Tive uma noção real de como é a área de gestão de pessoas e entendi que é preciso olhar todos os processos".

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE