Cotidiano

R$ 7 mi para sistemas de água e de esgoto

Palotina – A Sanepar está investindo R$ 7,7 milhões na ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Palotina. As obras de melhorias e de ampliação dos dois sistemas vão garantir o fornecimento de água para os mais de 36 mil moradores da cidade e levar o serviço de coleta e tratamento do esgoto para mais 2 mil pessoas. Para executar essas ampliações, a Sanepar está investindo recursos próprios.

No sistema de abastecimento de água estão em andamento as obras de implantação de um novo reservatório e de ampliação dos sistemas de distribuição e de produção de água tratada.

Dois poços tubulares profundos vão ampliar o fornecimento de água em 4 milhões litros por dia. Um deles, perfurado na área do Centro de Reservação Osvaldo Cruz, já está em funcionamento. O outro, localizado na Linha Dois Irmãos, vai iniciar a sua operação no próximo ano.

Construído em aço vitrificado, o novo reservatório vai armazenar 2 milhões de litros de água, ampliando para 3,8 milhões de litros a capacidade do sistema. As redes estão sendo ampliadas em mais 12,2 mil metros para melhorar a setorização do sistema distribuidor de água para todas as regiões da cidade.

O índice de atendimento com a rede coletora de esgoto vai passar de 63% para 70%. Nas obras que estão em andamento, estão 8.740 metros de redes de coleta e de interceptores de esgoto. Parte dessa tubulação vai atender moradores dos Bairros Dalas, Diamante, Jardim Universitário e do Morada do Sol. O restante será assentado em diversas áreas da cidade.