Cotidiano

PTI Inaugura Laboratório Vivo

Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico de Itaipu vai servir de vitrine das tecnologias que podem ser implantadas para tornar as cidades inteligentes através do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes.

A inauguração ocorreu no último dia 16, onde estiveram presentes o Presidente da Fundetec, Alcione Gomes e o Diretor Técnico Carlos Schulze.

O novo laboratório, que está instalado no Edifício das Águas do PTI, vai funcionar como uma plataforma em que serão testadas e certificadas as soluções para as cidades inteligentes. No espaço também serão customizados sistemas para a gestão dos dispositivos usados nessas cidades.

"Uma cidade mais conectada, com melhor utilização dos recursos e pensamento sistêmico, permite ao poder público prover mais e melhoradas soluções aos cidadãos", afirma o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso.

Segundo Alcione, "Uma iniciativa que colabora com o desenvolvimento regional e a melhoria dos espaços urbanos tornando nossas cidades mais atrativas, inteligentes, sustentáveis e humanas e oferece uma melhora na qualidade de vida da população de nossa região".

Foram apresentadas cinco soluções no evento de inauguração: abastecimento de veículos elétricos, compartilhamento de carros e bicicletas, iluminação inteligente, monitoramento por drone, e o Centro de Controle Operacional.