Política

ProgeTi recebe novos computadores para iniciar curso de programação

Os cursos são gratuitos e as inscrições já estão abertas para jovens de 7 a 23 anos

ProgeTi recebe novos computadores para iniciar curso de programação

Aconteceu no Espaço Criar, na manhã desta terça-feira (3), a entrega de 30 novos computadores que serão utilizados pelos alunos e instrutores do ProgeTi (Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação). O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cascavel por meio da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Esse passo é muito importante para iniciar oficialmente as atividades do programa que tem previsão de capacitar até cinco mil profissionais para a área de TI (Tecnologia da Informação) nos próximos anos. “Estamos recebendo todo esse laboratório de informática para que a gente possa dar o start nesse grande programa estratégico de geração de emprego através da tecnologia da informação e de fato hoje estamos habilitados a iniciar o ProgeTi”, comentou o presidente da Fundetec, Alcione Gomes.

Com o objetivo de suprir a necessidade de programadores na região, o ProgeTi irá oferecer cursos de Programação com Games para crianças de 7 a 12 anos e Lógica de Programação para jovens de 13 a 23 anos. “Agora, contamos com a estrutura básica para conseguir fazer a formação desses jovens profissionais para o mercado de trabalho e para as universidades na área de tecnologia da informação. Fizemos um estudo do mercado de TI e ele está com uma carência de aproximadamente 100 mil profissionais e só em Cascavel a demanda atual é de pelo menos 200”, enfatizou o diretor técnico da Fundação, Rafael Amaral.

O lançamento oficial do ProgeTi será no dia 16 de setembro e a partir dessa data as três turmas piloto com 25 alunos cada, já serão treinadas no Espaço Criar que fica localizado no 1º andar do Teatro Municipal Sefrin Filho. “Cascavel sai na frente aderindo esse grande Programa de uma política pública porquê de fato a criança e o adolescente que forem norteados nessas idades, serão adultos com sonhos e projetos de vida”, finalizou o prefeito, Leonaldo Paranhos.

Inscrições abertas                          

As pré-inscrições para o Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação já estão abertas e os pais que tiverem interesse, podem realizar o cadastro de forma gratuita no site www.progeticascavel.com.br . Os cursos serão ofertados nas terças e quintas, sendo uma turma pela manhã e outra pela tarde e outra turma nas manhãs de sábado.