Cotidiano

Polícia prende envolvidos em irregularidades na construção de escolas

Entre os presos está um ex-diretor de Engenharia, Projeto e Orçamento da Seed

Curitiba – Cinco pessoas foram presas preventivamente na manhã desta terça-feira (21), por policiais civis do Nurce (Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos da Polícia Civil). Elas são suspeitas de estarem envolvidas no desvio de dinheiro público destinado para a construção de pelo menos sete escolas estaduais, que fazem parte de um pacote de 18 instituições anunciadas no ano passado. Os contratos estão avaliados em R$ 30 milhões.

Entre os presos está Maurício Fanini, ex-diretor de Engenharia, Projeto e Orçamento da Seed (Secretaria de Estado da Educação). Também foram detidos sócios da empresa Valor Construção e Serviços Ambientais de Curitiba, que venceu a licitação para construir 10 escolas. A empresa já teria recebido R$ 9 milhões pela construção das escolas.

A suspeita sobre a condução das obras foi constatada pela própria Seed, que iniciou as investigações sobre o atraso nas obras e na expedição de laudos que alteravam o valor que a empresa deveria receber. 

Mais de 50 policiais cumprem desde o começo da manhã nove mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. De acordo com informações preliminares, os policias chegaram a fazer buscas na Seed para apreender celulares e computadores.

(Com informações do Bem Paraná)