Cotidiano

Paraná e Chile discutem ampliação das relações comerciais e culturais

Estado tem buscado a ampliação de parcerias com diversas instituições internacionais

Curitiba – O interesse em estreitar laços e aumentar parcerias nas áreas econômica, cultural e de ensino é recíproco entre o Chile e o Paraná. O ministro conselheiro da Embaixada da República do Chile, Jaime Andrés Chomali, se reuniu nesta quinta-feira (16), com os secretários estaduais de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

“Acredito que muitos encaminhamentos serão feitos a partir desse encontro. Vamos trabalhar para intensificar as relações com o Chile, já que há interesse mútuo em uma maior aproximação e no estabelecimento de novas áreas de relacionamento”, disse, Flávio Arns.

O ministro conselheiro da Embaixada da República do Chile destacou que o país deseja estabelecer novas parcerias com o Paraná.

“Fomentar o intercâmbio e a troca de inovações e na área comercial é muito importante para o Chile”, afirma.

De acordo com o secretário João Carlos Gomes, o Paraná tem buscado a ampliação de parcerias com diversas instituições internacionais e a reunião foi positiva para a abertura do diálogo e também para a discussão de pontos prioritários para futuras parcerias.

“A visita do Chile é uma grande oportunidade para que a gente possa estabelecer parcerias efetivas com as nossas universidades estaduais. O quesito de internacionalização é indispensável na área de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o secretário.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)