Cotidiano

Parado e sem dinheiro

Neste Dia do Voluntariado, comemorado hoje, uma triste realidade de quem depende da boa vontade da população e incentivo das esferas públicas para exercer uma ação social. O Centro de Voluntários de Cascavel, que há 15 anos serviu como um canal de doação de tempo e habilidades às causas de interesse social, está inativo desde março deste ano.

A falta de recursos impede que as atividades sejam retomadas, o que segundo o presidente do Centro, Luiz Sérgio Wosiack, ainda não tem data para ocorrer.

“Chegou um ponto que não teve mais como tocar. O CNPJ está ativo, mas as atividades estão paralisadas. O motivo: financeiro”, lamenta Wosiack. “Não conseguíamos mais pagar aluguel, funcionários, tudo isso consumia muito dinheiro, e era o que não tínhamos”, acrescenta.

O Centro já emitia sinais de dificuldade em angariar recursos, todos por meio de doações, há alguns anos e seguia na iminência de fechar as portas. Até 2014, o local era presidido pela voluntária Rosa Angela Rotter, e mantido em grande parte por funcionários da Caixa Econômica Federal. Conforme Wosiack, foram eles que garantiram por muito tempo as atividades. “Porém, esta fonte também secou e não tivemos alternativa”, comenta.

Custo

Para voltar a funcionar, o Centro de Voluntários de Cascavel precisa garantir em torno de R$ 5 mil mensais. Os voluntários podem exercer alguma atividade, na entidade indicada pelo Centro, por até duas tardes na semana.

O Centro

O Centro de Voluntários de Cascavel é uma organização não governamental de apoio e incentivo ao trabalho voluntário. Ele mantém cadastro de instituições que necessitam de voluntários e de pessoas que querem trabalhar como voluntários, além de oferecer treinamento e apoio para o fortalecimento da relação entre os dois grupos. O Centro registra e organiza não apenas as instituições em que os voluntários podem trabalhar, mas também as atividades que podem desempenhar nessas instituições.