Opinião

Opinião:Como estragar o seu ano de 2020 em cinco passos

Victor Haruo, fundador e CEO do Inspirando Jovens

Tem muita gente que escreve e fala sobre como ter o seu ano dos seus sonhos. São diversos conteúdos em formato de vídeo, post e até e-books recheados de dicas valiosas de como “tudo vai dar certo, se você pensar positivo” e “você precisa acordar todos os dias motivado”.

Eu resolvi fazer diferente e te avisar: não existe fórmula mágica para alcançar os seus objetivos e ter sucesso nos 365 dias de 2020.

Quero te falar um pouco mais sobre a minha experiência e o que eu não faria (em hipótese alguma!) neste ano. Não te prometo que vai dar tudo certo, mas tenho certeza que aprender com o erro dos outros – nesse caso, os meus erros – vai te ajudar na sua trajetória.

Acredito que sua carreira é uma longa rodovia e algumas coisas ruins podem acontecer nesse trajeto até você chegar aonde quer. Muitas vezes, esse destino ainda está longe (se não estiver, falta ambição ou você já está bem avançado) e saber como chegar até ele, desviando dos obstáculos, é algo louvável e reduz o estresse diário.

Agora, e se houvesse um GPS? Um geolocalizador que vai te dizer onde estão esses obstáculos a tempo de você desviar tranquilamente e seguir o seu caminho sem dores de cabeça. Aprender com o erro dos outros é justamente esse GPS! Então, para 2020, eu gostaria de te disponibilizar o meu GPS, com cinco passos para estragar o seu ano.

Primeiro passo: sair para essa viagem sem saber qual o seu destino. Ninguém minimamente responsável sai para viajar sem saber para qual cidade está indo. Em uma viagem não planejada, pode faltar combustível, seu carro não aguentar ou até mesmo você se perder e não chegar a lugar algum. Então, pare qualquer coisa que esteja fazendo e comece a refletir sobre o seu futuro. Aonde você quer chegar? O que faria você estar feliz no dia 31 de dezembro de 2020? Esse é o primeiro passo para começar a traçar os seus objetivos para este novo ano.

Segundo passo: não ter “fé no seu taco”. A partir do momento que você sabe os seus objetivos, e isso está alinhado com o seu propósito de carreira (é importante saber o seu!), precisa ter confiança que tem tudo o que precisa para chegar ao seu destino.

Vamos voltar às analogias rodoviárias…

Se você sabe a rota e o tanque está cheio, a chance da sua viagem ser confortavelmente tranquila é alta. Isso te dá confiança. É a mesma coisa em relação ao seu destino, que vamos chamar de sua definição de sucesso. Se você tem o que é necessário para chegar lá, não tem motivo para ficar com receio de não chegar. Mas, então, o que é necessário para atingir seu objetivo? Um dos pontos importantes é desenvolver habilidades e diminuir suas fraquezas.

Terceiro passo: ficar tranquilo ou tranquila com sua versão atual. A maioria das pessoas de sucesso é insaciável quando o assunto é conhecimento. E isso não é papo para te vender livro ou sessão de coach, isso é fato quase cientificamente comprovado – é quase, porque ainda não conheço nenhuma pesquisa sobre a relação sucesso X conhecimento adquirido.

Vamos falar sobre Bill Gates. Ele é bilionário, já foi um dos homens mais ricos do mundo, ou seja, não precisa se preocupar com absolutamente mais nada na vida. Poderia tirar férias infinitas, apertando o famoso botão e ficar sem aprender nada para o resto da vida. Mas, o que ele faz em boa parta da semana? Lê. E não lê pouca coisa não, ele reserva algumas horas para leituras diárias.

Então por que eu e você, que provavelmente não tínhamos nem nascido quando Bill fundou a Microsoft, não deveríamos nos preocupar em aprender? Em hipótese alguma devemos parar de aprender. Inclusive, recomendo a lista de leitura que ele divulga frequentemente. Isso vai te ajudar muito a melhorar os seus hábitos nesse quesito.

Chegamos ao quarto passo para estragar seu 2020: não planejar sua rotina. Para alcançar algum objetivo de fim de ano, é necessário trabalhar todos os dias para estar feliz na ceia de Ano-Novo. E, quando eu falo em planejar sua rotina, é algo bem simples. Se você quer terminar 2020 com um diploma na mão, experimente colocar algumas horas diárias de estudo no seu dia a dia. Se quer fechar o ano tendo feito um intercâmbio sensacional, experimente fazer um planejamento vasculhando a internet diariamente, em busca de oportunidades de bolsas de estudo. Bom, acho que você entendeu o meu ponto.

Mas, tem um outro fator importante em relação a esse planejamento que ainda não mencionei: ele não vai garantir que você consiga o diploma ou estude fora do País. Pode ser que sua universidade entre em greve ou até que o dólar chegue a dez reais e realmente fique impossível cumprir seu objetivo. Porém, a sensação de ter feito tudo o que poderia, apesar de não ter conseguido o que você queria, é muito melhor do que de nem ter tentado. O medo de fracassar, muitas vezes, nos faz parar e achar que as coisas são impossíveis.

Vamos ao nosso último passo para ter um péssimo 2020: se acostumar com o medo do fracasso. Nada vai garantir que você consiga chegar à sua definição de sucesso, nem esse texto nem o guru do Instagram que tem uma mentoria caríssima nem o coach que o seu colega te recomendou. Mas, pode ter certeza que a chance de dar errado diminui com um planejamento bem feito e com uma forma diferente de encarar o fracasso.

Isso é científico, é só você analisar a maioria das pessoas bem-sucedidas. Todos passaram por perrengues e se frustraram com seus sonhos. E qual a diferença deles em relação às outras pessoas? Eles não desistiram. O medo de fracassar pode fazer com que você desista.

Saber lidar com esse medo é individual e também não tem uma regra. Nada vai garantir sua satisfação e o sentimento de autorrealização no fim deste ano, mas pode ter certeza de que o primeiro passo do fracasso é deixar de tentar.

Espero que você siga esse GPS, desviando seus obstáculos, e consiga ter o sentimento indescritível de dever cumprido na ceia de Ano Novo para começar 2021!

 

Victor Haruo, fundador e CEO do Inspirando Jovens

 

O que faria você estar feliz no dia 31 de dezembro de 2020? Esse é o primeiro passo para começar a traçar os seus objetivos para este novo ano

O medo de fracassar, muitas vezes, nos faz parar e achar que as coisas são impossíveis

Vamos ao nosso último passo para ter um péssimo 2020: se acostumar com o medo do fracasso