Política

OPINIÃO: A fidelidade a mim e ao outro

É mais importante fidelidade a mim ou ao outro? Provavelmente as duas coisas não se excluem. As duas são importantes. Eu devo ser fiel a mim mesmo, não posso me deformar, mas viver em consonância interior com aquilo que sou, com meu ser.

A minha identidade compreende aquilo que eu manifesto aos outros e a forma como me vejo. Quando a forma que me vejo corresponde àquilo que os outros veem em mim, então estou mais próximo daquilo que realmente sou e vivo com harmonia. A fidelidade a essa identidade me cultiva para o crescimento. Nisso, consigo ser fiel a mim mesmo e aos outros, sem prejudicar-me ou prejudicar o outro.

Se a fidelidade à outra pessoa for destruir a minha identidade e a fidelidade a mim, então eu não consigo manter a fidelidade ao outro.

Fidelidade à outra pessoa significa que você pode confiar em mim. Eu estou ao seu lado assim como você é. Eu respeito a sua identidade.

Fidelidade à outra pessoa nunca significa eu me deixar arrastar por ela, para o mal ou para consentir com erros que o outro comete. Eu sou fiel à pessoa, mas não me deixo arrastar pelo mal. Estou ao seu lado e não deixarei que você caia, se descobrir algo em você que não me agrada.

Algumas pessoas acham que eu não posso prometer fidelidade, porque eu mesmo mudo continuamente e a outra pessoa também muda. Fidelidade é a promessa de permanecer fiel a mim e à outra pessoa apesar das transformações que ocorrem em mim e que ocorrem nela. Digo sim a uma pessoa, a qual não sei em que direção ela poderá mudar. Nesse sentido, a fidelidade é também um risco e um desafio. Nesse desafio está o desejo em resumir a minha vida em uma palavra: acolho você e me comprometo contigo. Digo sim à sua pessoa e estou disposto a caminhar contigo, ajudando você a despertar o seu melhor. Eu confio em você e você pode confiar em mim. Confiança não se estabelece sem riscos e sem desejo de crescimento de ambas as partes.

A fidelidade é uma atitude, uma virtude. Para os cristãos, a fidelidade de Deus para conosco é uma decisão do amor. Deus faz um pacto, uma aliança de amor conosco. Ele nunca rompe essa aliança, em nenhuma hipótese. Nele podemos repousar a nossa fidelidade. Por trás está a certeza de que Deus permanece fiel, mesmo quando somos infiéis a Ele e a nós mesmos. Sua fidelidade permite sempre mudança de rumo e regresso. A sabedoria bíblica, no livro da sabedoria diz: amigo fiel é refúgio seguro. Quem o encontra, encontra um tesouro. Amigo fiel não tem preço, não há medida para seu valor. Amigo fiel é um elixir de longa vida e os que amam o Senhor o encontraram.

Padre Ezequiel – [email protected]

Se a fidelidade à outra pessoa for destruir a minha identidade e a fidelidade a mim, então eu não consigo manter a fidelidade ao outro

Amigo fiel não tem preço, não há medida para seu valor. Amigo fiel é um elixir de longa vida e os que amam o Senhor o encontraram