Educação

Mestrado em Direito na Univel: inscrições abertas 

O Mestrado com área de concentração em "Direito, Inovação e Regulações", possui duas linhas de pesquisa com temas atuais

Divulgação
Os alunos puderam conhecer o novo Centro Tecnológico

O Centro Universitário de Cascavel – Univel está com as inscrições abertas para o Mestrado em Direito, com área de concentração em “Direito, Inovação e Regulações”, voltado à análise minuciosa do papel das instituições, do volume e do impacto das novas normatividades nelas arraigadas e por elas produzidas, cujos campos de destinação comportam duas realidades: uma primeira ligada às questões corporativas, como as responsabilidades, os contratos e os mercados específicos; uma segunda relativa às questões públicas, como a conjuntura política, a ordenação macroeconômica e do sistema de justiça. Ambas, hoje, influenciadas e integradas à questão tecnológica. “A experiência no curso de Mestrado da Univel está sendo fantástica. Além do grande e preciso aprofundamento teórico, o curso traz consigo o direcionamento para a prática profissional no mundo da tecnologia e das regulações, sempre à luz do Direito. A didática dos professores, sem retoques, faz com que, mesmo aqueles discentes que não têm experiência com a pesquisa acadêmica, nela se insiram com naturalidade. Eis o curso que faltava para o oeste paranaense”, ressalta o mestrando em Direito da Univel Denner Pereira da Silva.

Conheça as Linhas de Pesquisa

Com o objetivo de oferecer uma formação sólida pelo viés teórico, técnico e prático, focada substancialmente no desenvolvimento das capacidades humanas ligadas à pesquisa jurídica e ao processo de tomada de decisões em contextos socioinstitucionais complexos, o Mestrado em Direito da Univel, disponibilizou duas linhas de pesquisa:

 

1) Compliance e Instituição: Diante das questões complexas e desafiadoras que abarcam o direito contemporâneo, a linha se propõe a  investigar a atuação das instituições e os impactos da transparência, da ética, da cultura da responsabilidade, da equidade e da prestação de contas (accountability), sob uma ótica transdisciplinar. Para tanto, faz-se necessário transitar pelos espaços privados, das corporações, assim como pelos espaços públicos, estatais e não estatais, a partir da criação e da implementação de Programas de Compliance. O Compliance emerge, portanto, como um importante instrumento de controle institucional, de análise e de prevenção de riscos, mediante o monitoramento e a antecipação das responsabilidades jurídicas.

 

2) Direito e Inovações Tecnológicas: A inovação, como um fenômeno social, é necessariamente dependente do Direito. A influência jurídica sobre o desenvolvimento da ciência se dá pelos imperativos e pela imaginação: ou seja, pela linguagem. A esta atribui-se credibilidade e valores, que proporcionam técnicas para sua regulação. É neste contexto que a inovação atinge o próprio Direito, desafiado agora a fortalecer-se e, até mesmo, a se reinventar. Ao tomar a inovação tecnológica como aliada, o Direito encontra campo fértil para impor-se, disseminar-se e ocupar seu espaço: ao inovar a regulação, o Direito amplia sua vocação para regular a própria inovação, legitimando-se e assegurando que o campo ético seja preservado.

O Mestrado em Direito da Univel é coordenado pelo Dr. Alexandre Barbosa da Silva e pelo Dr. Alfredo Copetti Neto e tem como objetivo oferecer uma formação sólida, seja pelo viés teórico, técnico e prático, focada substancialmente no desenvolvimento das capacidades humanas ligadas à pesquisa jurídica e ao processo de tomada de decisões em contextos socioinstitucionais complexos. “Sempre tive vontade de fazer mestrado, porém a escassez na região me fez prorrogar o sonho que hoje está sendo possível pela oportunidade trazida ao oeste paranaense pela Univel. Com um tema relevante e atual o Mestrado de Direito, inovação e regulações vem me proporcionando tanto um crescimento profissional quanto pessoal, impulsionando o meu conhecimento e ampliando a minha visão. Os professores possuem uma vasta experiência profissional, formando um corpo docente de qualidade. Minha experiência está sendo incrível, desafiadora e muito acima da expectativa”, conclui a mestranda em Direito na Univel, Rahiza K. Merquides.

 

Para os interessados em cursar o Mestrado em Direito da Univel, a inscrição pode ser realizada no link: www.mestrado.univel.br/mestrado-direito/.