Cotidiano

Lei de Paulo Porto inspira projeto na Assembleia Legislativa

Projeto limita distância mínima de estabelecimentos de ensino e saúde para uso, aplicação e armazenamento de agrotóxicos

Curitiba – Já tramita na Assembleia Legislativa um projeto dos deputados Marcio Pacheco, Professor Lemos e Rasca Rodrigues limitando a 300 metros a distância mínima de estabelecimentos de ensino e unidades de saúde pública do Paraná para uso, aplicação e armazenamento de agrotóxicos.

A proposta está inspirada em um projeto do vereador cascavelense Paulo Porto, que já virou lei e tem servido de inspiração para outros detentores de mandatos públicos.

“A ideia surgiu de estudos que comprovam os malefícios causados pelos agrotóxicos, tanto para aqueles que realizam o manuseio, como para aqueles que estão nas proximidades e que consomem alimentos advindos das lavouras que utilizam os mesmos na produção”, justifica Pacheco.

Além da contaminação dos alimentos, os agrotóxicos são a segunda maior causa de contaminação dos recursos hídricos no País, atrás somente do despejo do esgoto doméstico.