Esportes

Jovem toledana é a sexta melhor no ranking mundial

Toledo – Toledana que em 2014, com apenas 14 anos, tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha em Campeonatos Mundiais de Parabadminton, Cintya Oliveira, da equipe Unipar/Atacar, é agora a sexta melhor paratleta do mundo na categoria SU5, de acordo com ranking divulgado na última semana pelo BWF (Badminton World Federation).

A colocação, a mais alta já alcançada pela paranaense, significa cinco posições em relação a 2017 e esse fator é de extrema importância para quem projeta em 2019 se aproximar de uma vaga nas Paraolimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020.

Segundo o técnico Fábio Bento, pesou para a melhora no ranking mundial, principalmente a conquista do Campeonato Pan-Americano, disputado em Lima, no Peru, no mês de novembro. Cintya, com amputação de membro superior esquerdo (braço) após um acidente de ônibus em 2009, em Campos de Jordão (SP), quanto retornava com um grupo de uma Romaria a Nossa Senhora Aparecida, também conquistou neste ano duas etapas do Campeonato Brasileiro.

“Este ano sofri uma lesão no tornozelo e foi um pouco difícil treinar, mas não poderia parar nesse momento, já que a próxima temporada terá um calendário bastante extenso e na qual pretendo me dedicar ao ciclo paraolímpico, que vai de janeiro de 2019 a março de 2020”, explica a paratleta.