Esportes

Isaquias ganha medalha de prata, a primeira da canoagem do Brasil

RIO – O brasileiro Isaquias Queiroz chegou em segundo lugar na final da categoria C1 1.000m e levou a medalha de prata, a primeira do país no esporte. O ouro ficou com o alemão Sebastian Brendel, que conquistou o bicampeonato olímpico. Serghei Tarnovschi, da Moldávia, completou o pódio, em terceiro.Isaquias Queiroz é prata

ISAQUIAS: Saiba mais sobre o fenômeno da canoagem do Brasil

O brasileiro garantiu a prata ao completar o percurso na Lagoa Rodrigo de Freitas em 3m58s529, 2 segundos mais lento que Brendel, que fechou a prova em 3m56s926. O atleta da Moldova fez o tempo de 4m00s852. Pouco antes do fim da prova, Isaquias chegou a ficar à frente do alemão, mas acabou perdendo a dianteira nos últimos metros.

? Minha prova foi muito boa. Perdi um pouco ali no fim, mas levar uma prata logo na minha primeira Olimpíada está bom demais ? disse o baiano.

SELFIE NO PÓDIO

60730341_2016 Rio Olympics - Canoe Sprint - Final - Men%27s Canoe Single C1 1000m - Final A - Lagoa St.jpgBrendel, ganhador da prova, venceu 17 das últimas 19 corridas que disputou. Já Isaquias foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. Ele era uma das apostas de medalha para o Brasil nas Olimpíadas do Rio.

Perdi um pouco ali no fim, mas levar uma prata logo na minha primeira Olimpíada está bom demaisA rivalidade na água, no entanto, se transforma em amizade e respeito após o fim da competição. Na linha de chegada, Isaquias e Brendel posaram juntos para fotos e, no pódio, o brasileiro aplaudiu muito o adversário, no lugar mais alto do pódio. O encontro teve direito a selfie dos três medalhistas no pódio.

Na hora de receber a medalha, Isaquias também dedicou atenção especial à família. Antes de subir ao pódio, acenou para a mãe, dona Dilma Queiroz, e, após a cerimônia, correu para a torcida para abraçar a família e os torcedores, que o incentivaram durante toda a competição.

DISPUTA ACIRRADA COM ALEMÃO

A disputa acirrada entre Isaquias e o rival alemão já era esperada. Nos últimos tempos, muitos encontros entre os dois em finais da C1 1000m ou não terminaram, ou não aconteceram. No Mundial de 2014, por exemplo, o brasileiro tinha meio barco de vantagem sobre o alemão, mas se desequilibrou a menos de 100m da chegada e tombou na água.

Canoagem16-08O título caiu no colo de Brendel, que foi campeão com a dúvida de não ter sido efetivamente mais rápido do que o rival. No dia seguinte, Isaquias seria bicampeão mundial no C1 500m, prova com metade do percurso, tendo Brendel como segundo colocado.

Uma cena parecida se repetiu neste ano, na etapa da Copa do Mundo em Duisburg, na Alemanha. Isaquias liderava a final do C1 1000m, mas simplesmente parou de remar nos metros finais e o título novamente ficou com Brendel. Na etapa de Duisburg de 2015, Isaquias fora o vencedor no embate com Brendel, mas novamente na C1 500m, que tem metade do percurso da prova decisiva desta terça. Além disso, Isaquias não foi a quatro das últimas seis etapas de Copas do Mundo.