Política

Informe da redação: pecatórios,

Paraná quita R$ 2 bilhões em precatórios

 

O governo do Paraná pagou exatos R$ 2.038.316.786,35 em precatórios até meados de setembro de 2020, somando todas as modalidades estabelecidas na legislação. “A quitação dos precatórios é parte de um compromisso de encerrar questões judiciais muito antigas, e neste ano eles foram fundamentais para injetar recursos na economia em um momento de necessidade, principalmente entre os mais vulneráveis”, afirma o governador Ratinho Junior. Algumas dívidas eram de 1998. No começo do ano, por exemplo, foi quitada a última parte de uma dívida bilionária com uma construtora que estava emperrada havia 30 anos no Paraná.

 

Clone

O deputado estadual Gugu Bueno mandou mensagem ontem à tarde para alertar que seu celular havia sido clonado. “Olá, meus amigos. Clonaram meu WhatsApp. Favor desconsidere qualquer tipo de pedido. Já encaminhei para as autoridades para providências”.

 

Fake news I

O TSE formalizou uma parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp para enviar informações diretamente aos eleitores durante as eleições municipais deste ano. Pela parceria, o aplicativo permitirá que o TSE envie mensagens sobre cuidados sanitários e para rebater informações falsas durante a campanha para eleitores que se cadastrarem nas ferramentas do tribunal. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo principal é “enfrentar comportamentos inautênticos e coordenados”.

 

Fake news II

O TSE anunciou ainda a formação de uma parceria com sete agências de checagem que trabalharão na identificação de notícias falsas (fake news). A ação faz parte de uma série de iniciativas destinadas a combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano. Pela parceria, os tribunais vão monitorar notícias falsas ligadas às eleições e “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”, segundo a Justiça Eleitoral.

 

Fato ou Boato

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o segundo turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia. As agências parceiras da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

 

Reforma Tributária

A Reforma Tributária será tema de um grande debate promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda e pela Assembleia Legislativa do Paraná na próxima quarta (7). Com o tema “Caminhos para a Reforma Tributária”, será a primeira live nacional de análise das propostas em trâmite no Congresso Nacional, cujo resultado terá impactos profundos sobre o futuro dos estados no âmbito fiscal.

 

“Não é o imperador do Brasil”

Durante seminário da Frente Parlamentar pela Ética Contra a Corrupção da Câmara, o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias, voltou a subir tom contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), porque não pauta a PEC do fim do foro privilegiado; “Rodrigo Maia não é o imperador do Brasil, não é proprietário da Câmara. Ao não votar o projeto, ele desrespeita o Senado, desrespeita os parlamentares que querem a votação do projeto, e a esmagadora maioria deseja a aprovação do projeto”, disse. E acrescentou: “Maia desrespeita o povo brasileiro, porque não há dúvida de que mais de 90% da população deseja o fim do foro privilegiado. O País não gosta de engavetadores.”