Política

Informe da redação: Foz será 1º a vacinar 100%

Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao  em profissionais de saude  no  Centro de Controle de Agravos (CCA)  em Pinhais na regiao metropolitana de Curitiba.  03/02/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao em profissionais de saude no Centro de Controle de Agravos (CCA) em Pinhais na regiao metropolitana de Curitiba. 03/02/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Foz será 1º a vacinar 100%

Foz do Iguaçu caminha célere para ser a primeira cidade a vacinar 100% da população adulta entre os principais destinos turísticos do País. Ranqueada entre 2º e 3º lugares na preferência de visitantes nacionais e estrangeiros, Foz já vacina na faixa de 26 anos, à frente de São Paulo (28/29 anos), Rio de Janeiro (35), Salvador (34), Maceió (33 anos), Natal (33) e Gramado (37 anos). A Terra das Cataratas já tem 73% da população adulta vacinada com a primeira dose.

 

Turismo provável

Relatório Insights para o Turismo mostra que 61% dos entrevistados afirmam ser alta a probabilidade de fazerem uma viagem a lazer nos seis meses após a segunda dose da vacina. Destinos no exterior estão nos planos de 8,83% ainda para 2021 e de 21,37% para o segundo semestre de 2022.

 

Mais vacinas

O Ministério da Saúde aumentou para 63,3 milhões a previsão de doses de vacinas contra covid-19 que devem ser entregues em agosto pelos laboratórios contratados. A previsão anterior era de 60,5 milhões de unidades. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a expectativa é de que o Paraná receba do Ministério da Saúde, ainda em julho, mais “600 mil a 700 mil” doses.

 

Pode piorar!

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), presidente da comissão especial da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, admitiu ao blog Antagonista a dificuldade em aprovar a proposta: “Antes do episódio envolvendo o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na tramitação da PEC, já estava difícil. Assim permanece.” Braga Netto, associou a realização das eleições no ano que vem à aprovação do voto impresso.

 

Órfãos da pandemia

O deputado Douglas Fabrício (CDN) apresentou projeto que prevê atendimento psicológico, incentivo à educação e auxílio financeiro a crianças e adolescentes que ficaram órfãos durante a pandemia de covid-19. O projeto institui em todo o Paraná o Programa Órfãos da Pandemia. Segundo estimativa do Ipea, pelo menos 45 mil crianças e adolescentes brasileiros perderam pai e mãe para o coronavírus.

 

Mandetta na área

O ex-ministro Henrique Mandetta criticou o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT) pelas declarações sobre a chamada “terceira via” para as eleições de 2022. “Bolsonaro e Lula querem te convencer de que não existe terceira via. Eles precisam um do outro e estão com medo. Um terço dos brasileiros rejeita esse pesadelo e tem esperança em um futuro de respeito, diálogo, união e seriedade no combate à corrupção”, escreveu Mandetta no Twitter.

 

Causa própria

Juízes, desembargadores e servidores do Tribunal de Justiça do Paraná passarão a receber a partir do próximo salário R$ 1.054,09 em vale-alimentação. O benefício foi reajustado em 15,8%. O reajuste causa impacto financeiro de R$ 1,4 milhão mensais. A principal alegação do TJ é que o último reajuste ocorreu em 2018 e que, desde então, o vale-alimentação do Judiciário sofreu desvalorização de 15,8%, o acumulado da inflação no período.

 

 

Fura-fila

A CE (Comissão Especial) da Assembleia Legislativa do Paraná que apura possíveis fraudes de vacinação contra a covid-19 no Estado já recebeu mais de mil denúncias em cerca de 160 municípios paranaenses. São acusações que vão desde desvio de doses, utilização de CPF de mortos até uso de influência para burlar a ordem de imunização. O presidente do grupo de trabalho, deputado Delegado Francischini (PSL), garantiu que todas as denúncias são checadas com cuidado.