Política

Informe da redação do dia 15 de maio de 2018

Riquezas do Oeste

O oeste teve reconhecida sua veia turística: o Estado instituiu a Região Turística Riquezas do Oeste, incluindo-a no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná. Integram a rota: Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Corbélia, Formosa do Oeste, Iguatu, Jesuítas, Lindoeste, Maripá, Nova Aurora, Palotina, Quatro Pontes, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Tupãssi.

Circuito do Sol

Essa ação só foi possível com a gestão comprometida com o interior de Cida Borghetti. Nova Aurora, por exemplo, é uma das cidades beneficiadas e que já explora economicamente o turismo por meio do Circuito do Sol. Por mais de dez anos luta politicamente para a ampliação de incentivos econômicos para investimento em turismo rural, evitando o êxodo rural. Iniciativa do prefeito Pedro Leandro Neto (MDB), que agora vê os resultados do trabalho que ganhou o envolvimento e o apoio do meio rural.

Rei de espadas

Após deixar a Secretaria de Saúde de Toledo, Thiago Daross Stefanello ganhou espaço na assessoria especial da governadora Cida Borghetti (PP). Com conhecimento amplo na região oeste, ele atuou no Hospital Bom Jesus. Enfrentou inclusive o colapso de recursos com possibilidade de fechamento de leitos de UTI devido a atrasos de repasses da União. Expectativa agora é de que tal atuação direta com Cida seja de bons resultados ao oeste.

Crise aviária

Alerta aos municípios que dependem diretamente da avicultura já foi dado pelo presidente da Amop, Anderson Bento Maria. A previsão é de queda significativa da arrecadação de impostos, devido ao embargo às carnes brasileiras. Momento turbulento para a economia, que mais uma vez deixa vulnerável as cidades e seus moradores. Apelo é feito para a intermediação da Secretaria de Agricultura para buscar uma resolução com a União.

Rocha em Cascavel

O empresário e o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha, estará em Cascavel nesta quarta-feira. Ele terá encontro com empresários, profissionais autônomos e autoridades às 9h30, na Sala Paraná, na Acic. Flávio Rocha é um dos pré-candidatos à sucessão do presidente Michel Temer. Ele é filiado ao PRB. Todos são convidados a participar.

Guerra com Cida

A governadora Cida Borgetti deve reforçar seu gabinete com Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde, ex-deputado e ex-prefeito de Pato Branco. Guerra vai reforçar o staff imediato da governadora, sem tirar o lugar de ninguém. Ele será um dos assessores especiais da governadora.

Carreta do Câncer

O Comitê de Ação Social e Cidadania do Sinduscon Paraná Oeste, em parceria com o Sesi, traz novamente a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer para Cascavel. A carreta ficará estacionada de quarta até sexta-feira em frente ao Sinduscon, na Avenida Assunção, 690. São ofertados exames gratuitos para os colaboradores de empresas associadas e seus familiares, como mamografia, PSA (próstata), papanicolau, avaliação de pele, além de orientação clínica.

Pescado

A produção de pescado em Foz do Iguaçu será tema de audiência pública nesta quarta-feira às 19h no Plenário Municipal. A sugestão para que o debate partiu de um diálogo entre a Secretaria de Agricultura e a vereadora Rosane Bonho (PP).

Proposta

Uma das ideias é buscar aumentar a produção de pescados em Foz, já que hoje boa parte do produto consumido nos hotéis e nos restaurantes é importada. Além disso, uma união das forças que trabalham com a produção de pescado no Município garantiria ainda maior geração de emprego e renda dos produtores.