Educação

História das Mitologias é tema de palestra

Com convidado, estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre sociedade, cultura, vocabulário e costumes

Sala de aula, teoria, laboratórios, prática, pesquisas. O papel da universidade está em formar profissionais com capacidades técnicas e com diferenciais humanos. Na Universidade Paranaense – Unipar, momentos diferenciados são criados visando complementar conteúdos e discutir novas visões de mundo. Há alguns dias, encontro especial aconteceu no curso de História, da unidade de Cascavel, que recebeu para palestra o egresso Jeferson Wruck.

O assunto em questão foi “História das Mitologias”, abordando como as antigas religiões influenciaram e moldaram vários aspectos da sociedade, da cultura à mídia, do vocabulário aos costumes.

Segundo o historiador, os mitos cumpriam uma função muito importante no cotidiano das civilizações. Conforme contextualiza, as alegorias de heróis fantásticos e seres divinos ajudavam os homens e mulheres a interpretar a natureza, as relações sociais e a subjetividade.

“A modernidade costuma ver nas mitologias belas histórias, porém sem nenhuma utilidade prática e explicativa para os dias de hoje. Seriam os mitos nada mais do que registros de um passado de crendices e misticismo ou ainda estão presentes no nosso cotidiano?”, reflete.