Cotidiano

Governo quer desenvolver turismo e produção com respeito ambiental

Esse é o foco da política para esta área, segundo enfatizou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião, terça-feira (08), com a equipe que vai compor a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo.

O Governo do Paraná buscará o desenvolvimento do turismo e da produção do campo com responsabilidade ambiental. Esse é o foco da política para a área, segundo enfatizou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião, terça-feira (08), com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo e representantes de organizações não governamentais que atuam no setor.

No campo do agronegócio, o governador ressaltou que a produção paranaense precisa ser entregue para o mundo. Por isso, há a necessidade de melhorar a infraestrutura, um desafio a ser solucionado junto com o setor ambiental. "Devemos tratar a questão de maneira técnica, científica, sem paixão”, afirmou Ratinho Junior. Ele lembrou que o aperfeiçoamento da infraestrutura acarreta impacto ambiental e que é essencial adotar mecanismos de compensação. "Tirou uma árvore aqui, planta-se mil ali. As coisas precisam acontecer de forma organizada e planejada", exemplificou.

O governador destacou, também, a importância de uma boa estrutura do turismo. “O turista quer um bom lugar, com conforto, qualidade e bons serviços", disse. A estrutura é fundamental para o desenvolvimento do setor, sempre com foco no respeito ao meio ambiente”, afirmou. Ele disse que a ideia é buscar parceria público-privada na área do turismo de natureza. "Estamos a abertos a todos os projetos, seja de ONGs ou de empresas, que venham para melhorar a vida das pessoas, com responsabilidade ambiental”, afirmou.

Participaram da reunião com o governador o secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo,  Márcio Nunes; o secretário interino, Everton Souza, e o superintendente do Ibama, Julio Gonchorosky.  Também participaram o deputado estadual Rasca Rodrigues e os representantes de organizações não governamentais José Alvaro Carneiro, Juliano Dobis, Leide Takayashi, Aristides Athaide, Claudia Guadagnin e Clóvis Borges.

FUSÃO

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo é uma fusão da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a pasta de Turismo, que antes estava vinculada ao Esporte.