Esportes

Fórmula Indy terá início hoje

A temporada 2018 da Fórmula Indy começa hoje em São Petersburgo, na Flórida (EUA). A corrida em um circuito de rua terá a largada às 13h30 da tarde (horário de Brasília). Na prova de abertura da temporada, Matheus Leist e Tony Kanaan vão representar o Brasil na equipe AJ Foyt.

O ano será formado por 16 etapas, sendo apenas o fim de semana em Detroit com rodada dupla, portanto, serão 17 corridas disputadas entre março e setembro. A final ocorrerá na pista de Sonoma, na Califórnia.

Uma das novidades da temporada 2018 será o chassi e o “kit universal aerodinâmico”, que será bastante diferente do que correu no ano anterior. O monoposto está bem mais limpo, com menos utensílios em volta do carro, e o objetivo é de melhorar a qualidade das corridas com mais ultrapassagens nas provas.

Com o novo chassi da Dallara e o kit, os carros serão mais rápidos em reta e terão menos downforce nas curvas. Por isso, um dos objetivos das equipes nesse início de temporada é tentar minimizar a degradação dos pneus nas provas. A Firestone segue como a única fabricante de pneus da categoria e as fabricantes dos motores são Chevrolet e Honda, que podem chegar aproximadamente dos 760 cavalos.

Brasileiros

Na primeira etapa, o Brasil terá Matheus Leist e Tony Kanaan. Pietro Fittipaldi não corre hoje e seu contrato prevê a participação em apenas sete provas da temporada.

Matheus Leist foi revelação da Indy Lights em 2017 com três vitórias, sendo uma na preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, o jovem gaúcho de 19 anos chega com grandes expectativas para pilotar o carro número 4 da AJ Foyt ao lado de Tony Kanaan. Em 2016, Leist foi campeão da F-3 Inglesa e logo na sequência migrou sua carreira para os EUA.

Tony Kanaan é um dos pilotos mais experientes do grid, com 43 anos. Baiano, ele foi campeão da Indy em 2004. Possui 17 vitórias, 15 poles na categoria e 1 vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Tony estreia na equipe AJ Foyt nesta temporada ao lado de Matheus Leist e irá pilotar o monoposto número 14.

Legenda:

Matheus Leist e Tony Kanaan serão parceiros na equipe AJ Foyt

Crédito: Divulgação