Cotidiano

Estabilizante sólido pode ser solução para estradas rurais

Quatro Pontes – Com a intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no interior e diminuir as manutenções com patrolamento e cascalhamento, a Prefeitura de Quatro Pontes almeja investir em um novo estabilizante sólido para pavimentação rural, o qual compacta e impermeabiliza o solo, diminuindo a incidência de pó e barro, além de aumentar a durabilidade dos serviços prestados.

A ideia do Poder Público se concretizará caso o experimento realizado na propriedade de Silécio Hoscheid, na Linha Sanga Leão, for bem-sucedido, resultado que se dará após a chuva.

A alternativa, inovadora no Paraná, se soma aos esforços da municipalidade que constantemente busca opções para amenizar o desconforto da população rural de maneira rápida, prática, eficiente e com o menor custo possível. De tal modo, por meio do maior programa de pavimentação rural da história da cidade, a intenção é aplicar o produto na estrada principal de acesso às linhas, por intermédio de parceria com os moradores e a Itaipu Binacional, sendo que tratativas já estão ocorrendo.

Conforme o prefeito João Laufer, o Dynabase é um impermeabilizante e compactador do solo, que proporciona rigidez no terreno para que a sensação de tráfego seja muito melhor na região aplicada. Segundo ele, o custo é menor e a aplicação é muito mais rápida que a pavimentação poliédrica, resultando em menos barro e poeira.

“Nos preocupamos muito com o interior. Acredito que o estabilizante sólido é a solução para a pavimentação rural, até para diminuir custos. O agricultor terá a oportunidade de participar desse projeto de asfalto rural. O teste está aprovando, mas precisa chover para termos certeza. Tenho convicção de que a Itaipu será nossa parceira, sendo que apresentarei a proposta aos diretores na próxima semana, em Curitiba. A finalidade é, sem dúvida, transformar pedra irregular em asfalto”, conta.

O Dynabase

O estabilizante Dynabase possui composição própria que, na sua forma mais econômica, a granel, permite ser depositado a céu aberto por longo período, sem que ocorra qualquer alteração na qualidade. É um produto que pode ser manuseado sem qualquer agressão ao ser humano e ao meio ambiente, não é corrosivo nem inflamável.

A incorporação ao solo é muito fácil, podendo ser feita por meio de grade niveladora agrícola, pulvemisturadora, enxada rotativa ou patrol. Quanto mais homogênea for a incorporação, melhor resultado prático será obtido na aglutinação das partículas finas do solo.

Por ser impermeabilizante, o produto possui vantagem sobre as bases preparadas com outros agregados, como brita, cascalho, seixo rolado e o cimento, que sofrem infiltração e desagregação com a presença da água.